Você precisa conhecer todas as vantagens do container escritório

Você precisa conhecer todas as vantagens do container escritório

Você precisa conhecer todas as vantagens do container escritório

O container escritório é uma estratégia fundamental para o mercado competitivo atual, uma vez que associa economia, inovação e sustentabilidade em sua concepção. Essencialmente em tempos de crise, ter despesas com altos aluguéis ou desperdiçar tempo com obras tradicionais são atitudes pouco produtivas.

Além disso, o container escritório é um excelente diferencial durante a construção de empreendimentos. Dado que oferece um ambiente privado e silencioso para que engenheiros civis, arquitetos e outros funcionários discutam o andamento da obra sem que o raciocínio seja prejudicado pela turbulência do espaço aberto. Ainda, é uma ótima solução para projetos de diversos segmentos por conta da sustentabilidade e inovação da obra.

Se você ainda não tinha pensado nessa solução para a sua empresa, neste post você vai conferir todas as vantagens, tipos de containers mais indicados, sugestões de decoração e locais em que pode encontrar os melhores modelos para você começar a construção do seu escritório. Continue acompanhando!

1. Containers escritórios

Antes de tudo, é importante explicar o que é um container. Basicamente, é uma caixa fabricada em aço, alumínio ou fibra. Sua estrutura é pensada para resistir a variados tipos de transportes, além de ser muito resistente a fortes tempestades, incêndio e inúmeras condições climáticas.

Geralmente, a vida útil de um container utilizado exclusivamente para transporte marítimo, por exemplo, é de 10 anos. Após esse período, o módulo fica inutilizável para esse fim, no entanto, considerando que ele pode durar até 100 anos, a sua reutilização para outras finalidades é fundamental para o meio ambiente.

Por essa razão, a construção civil se tornou uma das soluções mais criativas para o reaproveitamento dos containers de transporte marítimo, abrigando diferentes tipos de negócio, como restaurantes, lojas, escritórios de arquitetura e outros segmentos.

Como a estrutura dos containers tem variadas dimensões, cada módulo se adapta muito bem de acordo às necessidades. Desse modo, é possível agilizar o desenvolvimento do seu negócio e fugir dos altos aluguéis dos imóveis comerciais.

Ainda que no Brasil essa ideia seja uma novidade, nos Estados Unidos e em muitos países da Europa e Ásia esse modelo de edificação é bastante utilizado. Principalmente se você é proprietário de uma pequena empresa, levando em conta que 15 metros quadrados são suficientes para comportar um ótimo escritório.

2. Vantagens do container escritório

Entre tantas vantagens, a possibilidade de criar projetos personalizados é um dos fatores que mais chamam atenção. Além disso, a mobilidade é um dos melhores benefícios, uma vez que é possível mudar o endereço do escritório sem trocar de ambiente. Conheça outras vantagens logo abaixo.

Redução de custos

Surpreenda-se: apenas o container custa uma média de R$ 10.500. Nesse caso, enquanto nas residências as obras podem chegar a ser entre 15% e 25% mais acessíveis que as construções em alvenaria, os empreendimentos comerciais ganham uma vantagem.

Como a utilização de containers faz com que a obra seja entregue mais rapidamente, o rendimento da empresa será breve e o retorno sobre esse investimento muito maior.

Vale lembrar que materiais de construção e mão de obra convencional não são muito baratas. Ao aplicar um sistema modular na construção, o investimento é bem menor, já que não serão necessários maquinários, materiais e profissionais para criar o alicerce do escritório. Embora seja uma forma inovadora de edificar, é importante ressaltar que os custos com locação, transporte e instalação dos containers são menores.

Outro fator que influencia na redução de custos é que todo negócio precisa se destacar no mercado, ou seja, o cartão de visita da sua empresa será a própria fachada. Como aqui no Brasil as construções em containers ainda são uma novidade, a própria aparência do local poderá funcionar como mídia espontânea.

Desse modo, você não precisará pagar tanto para estar nas notícias de revistas, jornais e outros meios online. Esse marketing boca a boca gera muito engajamento, em consequência, mais clientes.

Mobilidade

O que sustenta o container escritório são as sapatas cravadas ao chão, que são mais largas para encaixar os baldrames, vigas que correm ao longo do alicerce, localizadas nos cantos extremos abaixo dos módulos. Embora tenha um aspecto móvel, sua fixação é extremamente forte.

Contudo, ao desprendê-lo dessa infraestrutura que sustenta a construção, é possível deslocar o container para outro terreno com a ajuda de um guindaste e um caminhão para fazer o transporte.

É fundamental salientar que ao fazer esse deslocamento, a parte elétrica e hidráulica será deixada para trás, mas a reinstalação dos sistemas é totalmente viável, assim que o escritório estiver em seu novo endereço. Essa mobilidade é especialmente atrativa no caso de fazendas arrendadas.

Sustentabilidade

A própria reutilização de um container marítimo para a construção de um escritório já torna o projeto arquitetônico mais sustentável. Geralmente, os containers já são totalmente fabricados com materiais recicláveis e reaproveitáveis, dessa maneira, mesmo que sua vida útil termine, é provável que não sejam descartados de formas incorretas no meio ambiente.

Outros fatores colaboram com a natureza durante a obra, como a não produção de entulho e o desperdício de água e energia no processo de construção. Ainda, o relevo natural do terreno é respeitado, uma vez que a fixação do módulo não precisa de uma fundação, preservando até 90% do solo e do lençol freático, facilitando o escoamento da chuva. Isso permite a instalação de um sistema desse recurso hídrico, por exemplo.

Implantar o container escritório é extremamente sustentável, essencialmente em questão da redução dos recursos naturais no decorrer da obra, como cimento, tijolos, madeira, ferro, água, pedra e areia. Sem falar que, em uma possível mudança, a estrutura não precisará ser demolida, apenas devolvida à locadora ou movida para outro espaço. Assim, não existirá a formação de resíduos.

Customização

Antes de comprar ou alugar um container, é essencial entender o objetivo pelo qual será utilizado o espaço. Seja uma pequena ou média empresa, saber o que se espera do local é imprescindível.

A customização se dá quando há a necessidade de realizar aberturas para o encaixe de portas e janelas. Além disso, também remete à criação de divisórias para salas de reunião, cozinha e banheiros.

É primordial entender que a customização do container exige a compra dos mesmos itens. Entretanto, na maioria das vezes, os módulos alugados não permitem a criação de modificações estruturais, já que serão devolvidos para serem usados para outros fins novamente.

Praticidade

Nas obras mais afastadas dos grandes centros urbanos, como escritórios para mestres de obras, o processo de construção pode durar muito tempo e atrasar todo o cronograma. A vantagem da locação ou compra de containers para áreas remotas é a diminuição de tempo do desenvolvimento, levando em conta que não há a necessidade de preparar o solo antecipadamente, além de exigir menos burocracia na implementação em comparação com as opções em alvenaria.

A única exigência dos escritórios container é um espaço para a movimentação de guindaste. Fora isso, independentemente da localização, é uma alternativa prática e totalmente versátil de instalação, dado que o módulo é levado até o local 100% pronto. Inclusive, é possível expandir a construção posteriormente, acoplando os novos contentores nos módulos já existentes.

Velocidade na construção

A execução da obra é excepcionalmente rápida, levando entre 60 e 90 dias para ficar pronta. Como os containers já têm uma estrutura pré-definida, é o suficiente para facilitar as outras etapas do projeto arquitetônico do seu escritório.

Além disso, o sistema modular tem autossustentação e os containers podem ser apoiados em dormentes de concreto ou madeira. Dessa maneira, enquanto alguns profissionais trabalham nos apoios, outros são capazes de fazer o acabamento para adiantar o procedimento de construção.

Outra possibilidade é a realização da construção em um galpão fechado e não no terreno do cliente. Essa opção otimiza os recursos e os processos podem ser muito bem controlados, já que não depende das condições climáticas. Desse jeito é viável trabalhar, até mesmo, em dias de chuva.

3. Tipos de containers indicados para escritório

Em uma obra, os containers funcionam como módulos, dos quais se encaixam uns aos outros para criar a composição arquitetônica. Por isso, é importantíssimo conhecer as medidas internas para utilizar o modelo mais adequado para o projeto do seu escritório.

É fundamental planejar com as dimensões em mãos para que você possa criar a partir delas. Afinal, o tamanho do container já vem preestabelecidos, portanto, é necessário se guiar por eles. Só assim o resultado sairá conforme o esperado.

No caso de locais de difícil acesso, por exemplo, em vez de optar por um container de tamanho maior para desenvolver o projeto, é recomendável aplicar vários com proporções reduzidas para descomplicar o percurso.

Existem muitos tipos de containers de transporte, mas, para o segmento de construção, os mais indicados são os marítimos, como os modelos dry, high cube e reefer. Conheça alguns tipos indicados para o seu escritório logo abaixo.

Container dry

No transporte, esse é o tipo mais utilizado mundialmente. Sua estrutura é totalmente fechada e o acesso se dá apenas pelas portas padrões no fundo. É fabricado em aço corten — 75% mais resistente que o aço convencional.

Costuma suportar variadas condições climáticas e ainda pode ser mantido sob o sol, sem que a sua estrutura e carga sejam comprometidas. Geralmente, as suas medidas são de 20 pés (6 metros) ou 40 pés (12 metros) com altura de 2,60 metros.

Na maioria das vezes, os produtos transportados pelo container dry são alimentos, roupas e móveis. Até por isso, é uma excelente opção por não comportar produtos perigosos no período exclusivo de transporte.

Container high cube

Muito parecido com o container dry, sua única diferença são os 30 centímetros a mais de altura, contando com 2,90 metros. Isso o permite carregar um pouco mais de carga e, muitas vezes, é adotado em situações que envolvam refrigeração, já que o aspecto alto garante uma estrutura indispensável para refrigerar o espaço interno.

Ainda, essa característica específica do container high cube faz com que seja uma das melhores alternativas para projetos arquitetônicos personalizados direcionados para pessoas, como escritório e casa em container. Também é fabricado em aço corten e tem a mesma resistência do modelo dry.

As medidas mais frequentes do container high cube são 20 pés (6 metros) ou 40 pés (12 metros). Entretanto, com algumas modificações, é possível encontrar no mercado opções em 10 pés, equivalentes a 3 metros, por exemplo.

Container reefer ou refrigerado

Embora a estrutura externa pareça com os containers dry e high cube, o modelo tem um sistema próprio de refrigeração completo. Apenas em circunstâncias muito específicas é necessário um aparelho de ar condicionado convencional para auxiliar no resfriamento interno. A temperatura interna pode variar de -25 °C até +25 °C, valendo lembrar que essas condições estão ligadas à qualidade do equipamento de resfriamento e do isolante térmico.

O container refrigerado é produzido em aço corten, e sua superfície interna é fabricada em aço inox. O piso, diferentemente dos padrões anteriores, é feito de madeira com grade de alumínio.

Pelas peculiaridades, é muito utilizado para estoque de aves, leite e seus derivados, bebidas, carnes, chocolates, produtos eletrônicos, plantas, gelo, produtos farmacêuticos, entre outros itens que exijam temperaturas controladas.

É fundamental ressaltar que se a intenção for usar o container reefer na construção do seu escritório, é preciso entender que o maquinário interno diminui o seu espaço. Desse modo, será imprescindível conhecer as medidas antes de tudo para não haver surpresas durante a execução do projeto arquitetônico.

4. É melhor comprar ou alugar

A construção de um container escritório é uma ótima opção. Ainda que haja dúvidas sobre esse tipo de obra, é totalmente possível incorporar divisórias para banheiros e sala de reunião, além de criar excelentes acabamentos para deixar o ambiente personalizado conforme as necessidades do seu cliente.

Contudo, qual a melhor solução: comprar ou alugar container? Conheça as vantagens de cada transação antes de definir efetivamente a melhor alternativa para o seu investimento:

Vantagens de comprar container

Antes de mais nada, se o objetivo for customizá-lo de maneira estrutural, a compra é a opção mais correta. Por exemplo, no caso do projeto exigir aberturas para instalação de portas e janelas, não será possível realizar esses cortes em um módulo alugado, pois essa transação não permite tais modificações.

A compra do container também é muito indicada de acordo com o tempo no qual será usado. Dessa forma, se o período de utilização for longo, comprar vale mais a pena por conta do alto investimento mensal com o aluguel. Ainda que seja destinado para projetos itinerários, a possibilidade de realocar a estrutura sempre existirá.

Basicamente, o fator sustentabilidade em si faz com que esse elemento tenha muito mais benefício a uma construção que um escritório de alvenaria, do qual produz grande quantidade de entulho durante o processo e desperdício de energia e água. Em compensação, preferir a criação de um escritório ou mesmo morar em container é muito melhor para o meio ambiente.

Vantagens de alugar container

Da mesma maneira que a compra, o aluguel de container ou o container usado também apresenta algumas vantagens que merecem ser consideradas em seu planejamento.

Essencialmente no caso de uma utilização mais curta, é interessante fazer a locação, dado que um container que custaria R$ 1.200 de aluguel, pode chegar a R$ 25.000 na hora da compra — o preço é quase vinte vezes mais alto. Para que o valor de aquisição seja proporcional ao de aluguel, o tempo estimado para a utilização do container deve ser de pelo menos 20 meses para valer a pena.

Outro motivo interessante são os impostos. Como se trata de um bem móvel, uma vez que o seu uso é sazonal, o container não estará sujeito à mesma tributação de um imóvel. Por essa razão, apesar da cobrança de impostos, eles serão bem menores que os licenciamentos de edificações em alvenaria. Essa é uma excelente forma de otimizar os custos.

Além disso, em alguns serviços são necessários pontos de apoio em diversos locais. Às vezes, a mobilidade do mesmo container não é possível por inúmeros motivos, fazendo do aluguel a solução mais viável nessas situações, pois evita que a estrutura seja comprometida durante o trajeto para outros locais. — sem falar que essa escolha economiza mais tempo e dinheiro.

Agora, a melhor parte de alugar containers marítimos é não precisar se preocupar com a manutenção. Embora sua estrutura seja reforçada, com o uso serão necessários alguns consertos e melhorias periódicas que exigem ferramentas específicas. Com a locação, toda essa atenção e cuidado são de responsabilidade da empresa locatária, exceto em casos de má utilização.

5. Organização de um escritório container

Embora a construção seja inovadora e sustentável, os alvarás e licenças são os mesmos dos escritórios em alvenaria. Contudo, por se tratar de uma estrutura muito nova no país, é provável que haja alguns problemas com determinadas prefeituras. No mais, rede de esgoto, energia, planta baixa, topografia e elevações são documentos fundamentais para iniciar o seu projeto.

Instalações e empilhamento

Como os containers são instalados por meio de um guindaste, é essencial que a área do terreno comporte os módulos necessários, mas também tenha espaço suficiente para as manobras necessárias. Se o propósito do projeto for criar vários andares, é bom saber que o limite de empilhamentos é de 4 módulos sobre o container térreo.

Terraplanagem

Esse procedimento é muito rápido e extremamente econômico. Grande parte dos projetos utiliza um sistema de compensação de corte e aterro, sendo realizado em um dia de trabalho, com limpeza inclusa.

Impermeabilização

Visto que não há tantos movimentos de terra, o relevo natural no terreno é preservado. Dessa maneira, até 90% do local continua permeável, possibilitando o escoamento da chuva. Se a proposta for um escritório com estilo mais sustentável, é viável a instalação de um sistema de coleta de água da chuva.

Cortes

Qualquer corte produzido em um container, seja para abrir uma porta ou janela, deve ser reforçado com steel frame para evitar que os painéis ondulados que sustentam o container desabem. Dependendo da abertura pretendida, é essencial a instalação de colunas e vigas.

Isolante térmico

Como os módulos são fabricados em aço, costumam conduzir bem o calor. Por isso, a aplicação de isolante térmico é indispensável. As opções mais comuns no mercado são a lã de vidro, poliuretano e EPS, mas também existem as alternativas ecológicas feitas a partir da garrafa PET.

Os isolantes são aplicados entre a estrutura de aço e as placas de drywall ou cimento. Nesses vãos também são instalados os sistemas hidráulicos e elétricos.

Revestimento

Para finalizar a obra do seu container escritório, é preciso contar com o acabamento interno. Assim como qualquer edificação, você pode aplicar pisos de madeira, carpetes ou cerâmica e, para as paredes, é possível utilizar pastilhas, papéis de parede ou simplesmente pintá-las da maneira que mais combinar com o seu projeto.

6. Decoração de um escritório container

Em razão do espaço limitado dos containers, é recomendado que os móveis do escritório sejam planejados para que todo o ambiente seja funcional e bem aproveitado, por exemplo:

  • prateleiras para facilitar a organização;
  • sofás retilíneos para não deixar o visual muito pesado e acomodar bem os clientes;
  • dependendo do número de funcionários, instale mesas acopladas se a quantidade for extensa ou uma mesa larga se forem apenas duas pessoas;
  • na sala de reunião, prefira mesa redonda para otimizar o espaço;

Ainda no planejamento do projeto, peça mais aberturas de janelas para aumentar a incidência da iluminação natural em todo o ambiente. Isso ajudará a compensar a limitação espacial, elaborando um visual mais amplo.

7. Escolha de um container para fazer escritório

Conforme mencionamos, a melhor opção para projetos arquitetônicos é o container high cube, por conta da sua altura. Como o revestimento interno para container diminui alguns centímetros do espaço, essa alternativa mantém uma altura considerável, mesmo depois do acabamento.

8. Lugares para encontrar containers para fazer escritório

Na Miranda Container, é possível encontrar containers sem modificações para a elaboração de um escritório personalizado para o seu cliente.

Contudo, existe a capacidade de adquirir espaços já criados com a finalidade de comportar um container escritório, como fechamento seguro e rede elétrica inclusa. A vantagem é que o projeto acaba sendo muito mais acelerado, dependendo do caso, isso é extremamente necessário.

Agora que você entende as vantagens criar um container escritório, entre em contato conosco e conheça todas as opções de módulos para aplicar em seu projeto e elabora uma construção muito mais sustentável e inovadora. Acesse a nossa página agora mesmo!