Aluguel de container e container usado: quais as vantagens?

Aluguel de container e container usado: quais as vantagens?

 

Quando pensamos em um container, a tendência é associar essa estrutura à sua principal finalidade: o transporte marítimo. Depois de alguns anos de uso ele é descartado, mas hoje existem diversas soluções para um container usado, como a construção de residências, escritórios, alojamentos temporários e até depósitos frigoríficos ou de sementes.

Além disso, como os custos de produção nas fazendas têm crescido gradativamente, as matérias-primas (sementes, fertilizantes e defensivos químicos) se tornam mais caras por conta da escassez. Isso deixa as margens de lucros dos produtores mais apertadas, e as próprias incertezas em relação às condições climáticas são um ponto negativo, fazendo com que muitas lavouras acumulem perdas.

Por essa razão, a utilização de containers tem sido a alternativa mais eficiente nessas situações, tanto pela sua mobilidade quanto pela resistência e durabilidade da estrutura. Pensando nessa questão, preparamos este post, no qual apresentamos as diversas formas de aplicar os containers no dia a dia de uma fazenda e a vantagem entre o aluguel de containers novos e usados. Confira!

Por que os containers podem ser uma boa opção para o agronegócio?

desempenho dos containers na agricultura vem crescendo em grande escala. Por conta da importância e da expansão do agronegócio na economia brasileira, todas as inovações estão mais evidentes aos olhos dos empreendedores dessa área.

Com a alta procura por produtos orgânicos e produzidos de maneira local, atualmente é possível levar a agricultura para dentro da cidade, por meio de vegetais se desenvolvendo sob luzes de LED, monitorada por sensores dentro de um container.

As principais alternativas para aplicar essa estratégia moderna no dia a dia da sua produção ou na fazenda são:

  • minifazendas;

  • estufas;

  • currais;

  • celeiros;

  • escritórios;

  • depósitos de materiais;

  • alojamentos temporários;

  • unidades urbanas agrícolas.

Container usado ou novo?

Antes de adquirir containers novos ou usados, é necessário entender o tipo de módulo que será essencial para o seu objetivo. Escolher a remessa correta para a sua construção é uma tarefa que exige muita pesquisa, pois cada modelo disponível no mercado tem suas características e atende a diferentes objetivos. Confira os mais utilizados para acomodações e outras construções.

  • container dry: é o mais acessível, também usado para diversos tipos de projetos, principalmente os comerciais. Fabricado em aço corten, 75% mais resistente que o aço convencional, resiste a diversas condições climáticas. Atende muito bem aos projetos personalizados;

  • container high cube: fabricado com o mesmo material do container dry, a diferença é que esse modelo tem 30 centímetros de altura a mais do que todos os outros containers disponíveis no mercado. Por isso, é muito usado para projetos habitacionais, como residências fixas ou alojamentos temporários;

  • container reefer: tendo como base o aço inox, esse material faz com que a temperatura interna seja preservada de maneira efetiva, por isso é uma excelente opção para acomodações em localidades com clima quente. Entretanto, por conta do tipo reefer já vir com revestimento de fábrica, o espaço interno é menor que as opções anteriores, o que deve ser levado em conta no projeto.

Quanto aos containers novos, embora possa existir a vantagem de economizar tempo com possíveis modificações (é um material que não precisou passar por tratamento com produtos químicos abrasivos para protegê-lo da água salgada dos oceanos), optar por um modelo novo fará você desembolsar até três vezes o valor de um usado.

Além disso, o tempo de espera para a entrega acaba sendo maior: cerca de três meses. Esse tempo é maior, em comparação com os containers usados, os quais você pode receber o produto em poucos dias, dependendo da localidade.

Vantagens de utilizar um container usado

Além de ser mais acessível, o container usado é criado a partir do aço, um dos materiais mais resistentes. É importante destacar que o fato de o container já ter sido utilizado para outra finalidade não prejudica o seu uso para acomodação.

Mesmo porque, em seus primeiros anos de vida útil, operam como forma de armazenamento e transporte de mercadorias. Em média, são descartados em 10 anos por conta da falta de resistência para essa finalidade.

O problema é que esse material pode durar mais de 100 anos na natureza. Por isso, é fundamental considerar sua vida útil restante. Desse modo, não é porque ele não serve como um meio para transportar ou armazenar cargas que não pode funcionar para outras construções, ainda que haja marcas do tempo.

Outro ponto importante é o fato de os containers usados não gerarem problemas com infiltração, pois o material é muito bem vedado, próprio para enfrentar condições climáticas extremas, como tempestades marítimas em alto-mar.

Por que o aluguel é melhor do que a aquisição?

Se a necessidade for recorrente, é provável que o aluguel de dois anos de um container resulte em um valor muito mais caro do que se comprasse o próprio módulo. Em contrapartida, é primordial lembrar que, ao adquirir um container, será preciso um local para armazená-lo, o que pode ser uma desvantagem dependendo da situação.

No entanto, se ainda estiver interessado na aquisição, assim como em qualquer outra compra, é imprescindível ficar esperto com relação à documentação e à procedência do container, como produtos carregados anteriormente, onde foi usado, entre outras informações. Isso o deixará mais seguro no momento da transação.

Agora, no caso das pequenas obras que duram entre seis meses e um ano, o aluguel de containers é uma solução mais viável. Assim, quando o tempo de uso for terminado, basta devolvê-lo ao fornecedor, sem aquelas preocupações com a manutenção e armazenagem do container.

Outro fator que faz dessa opção uma excelente alternativa é poder realizar a locação na região na qual estiver precisando, na hipótese do serviço necessário for itinerante. Isso estabelece certa economia aos produtores que podem deixar o transporte por conta do fornecedor.

Independentemente da escolha, é fundamental selecionar bons fornecedores. Para isso, analise a credibilidade da empresa, verifique se ela é respeitada no mercado e procure sempre conversar com outros clientes antes de fechar negócio. Uma dica infalível para não fazer uma escolha ruim é ter paciência e reunir o máximo de informações possíveis sobre o fornecedor e seus produtos.

Agora que você entende as vantagens do container usado para o seu agronegócio, aproveite para entrar em contato conosco para que possamos auxiliá-lo na hora de alugar um container!