Entenda como escolher o tamanho do container corretamente!

Entenda como escolher o tamanho do container corretamente!

 

Os containers já são uma tendência na arquitetura e até em construções temporárias. Mas durante a elaboração do projeto é fundamental definir o tamanho do container. Afinal, com as medidas em mãos fica mais fácil evitar contratempos no decorrer da obra, como atrasos, gastos desnecessários, entre outros. 

Para auxiliá-lo nessa tarefa, vamos apresentar os tipos de containers existentes no mercado, a importância de escolher o tamanho apropriado e qual a influência dessa dimensão para a sua satisfação. Confira o post!

Quais tipos de container existem?

Containers são módulos fabricados em variados materiais com a finalidade principal de transportar mercadorias. Essas estruturas são imprescindíveis para o transporte, inclusive internacional, pois conferem mais segurança à carga e facilidade no manejo.

Cada tipo de container funciona para uma categoria de produtos específicos ou tipos de transportes, como terrestre, marítimo ou aéreo. No caso das construções, cada modelo serve para um propósito diferente.

Container dry

Esse é um dos modelos mais comuns no mundo e serve para as mais diversas aplicações. Por sua versatilidade, pode transportar produtos como alimentos, roupas e móveis.

É fabricado em aço corten, material 75% mais resistente se comparado ao aço convencional. Isso faz do container dry um material bastante resistente às mudanças climáticas, podendo ser mantido a céu aberto sem comprometer a durabilidade dele.

Container high cube

Em relação à estrutura, o container high cube é bem parecido com o modelo dry. A única diferença está em sua altura, já que é 30 centímetros mais alto.

Em situações que envolvam refrigeração, esse tipo de container é excelente. Inclusive, é uma das melhores opções para projetos habitacionais, dado que a sua altura oferece um ambiente apropriado para os projetos de casas, alojamentos e escritórios.

Container reefer

Esse tipo de container é indicado para condições bem específicas, quando é imprescindível a conservação ou congelamento de produtos durante o transporte ou estoque de carga.

Suporta temperatura que varia entre 25°C negativos e 25°C. Por conta da necessidade de um revestimento para auxiliar na refrigeração, seu espaço interno é menor em comparação com os containers dry e high cube.

É importante destacar ainda que o container reefer não é fabricado em aço corten, mas pode ser encontrado tanto nesse material como em duralumínio. Ambos são muito resistentes às condições climáticas extremas, por exemplo.

A vantagem desse modelo para a arquitetura é que ele já vem com revestimento termoacústico, facilitando o acabamento de um projeto residencial, por exemplo.

Qual a importância de definir o tamanho certo para o projeto de construção com container?

Desde que foram integrados ao setor de construção civil, os containers têm sido utilizados para produzir variados modelos de edificações, bastando compor cada módulo para formar uma casa ou um imóvel corporativo.

Como as proporções diferem conforme a opção utilizada, antes de alugar ou comprar é fundamental definir o tamanho do container. A importância de conhecer as medidas adequadas para cada tipo de projeto é fundamental, visto que esses elementos são usados como módulos e devem ter as mesmas dimensões.

Outra questão essencial sobre o tamanho é que os containers devem ser capazes de chegar até o local da construção. Nessas situações, o modelo escolhido será uma decisão muito importante no planejamento logístico das peças. Por exemplo, em regiões de difícil acesso, optar por vários containers em proporções menores é o mais indicado, em vez da instalação de uma estrutura maior.

Como saber o tamanho certo de container que preciso?

Quando o assunto é container, existe a padronização dos tamanhos pela International Organization for Standardization (ISO).

No caso da construção civil, esses módulos são como peças de Lego: o imóvel vai tomando forma conforme o reagrupamento dos containers é feito, considerando a criatividade do profissional e o tamanho do projeto.

Para a construção de casas, escritórios e alojamentos temporários (ou qualquer local destinado à permanência humana), os containers marítimos são excelentes opções, principalmente os modelos com comprimentos de 20 e 40 pés — equivalentes a 6 e 12 metros, respectivamente.

Para outros fins, também existem containers de outros comprimentos:

  • 10 pés, equivalente a 3 metros de comprimento;

  • 45 pés, equivalente a 14 metros de comprimento;

  • 53 pés, equivalente a 16 metros de comprimento.

É bom destacar que a medida padrão definida pela ISO é baseada nas superfícies externas. Por isso, é importante considerar a adição de materiais de revestimento e isolamento das estruturas modulares para uma edificação. Em média, cada face tem 7 centímetros em todas as laterais, mas perde-se alguns centímetros após a instalação do revestimento.

A aplicação de revestimentos térmicos e acústicos é essencial, já que o aço é um forte condutor de calor e não oferece uma boa acústica.

Como o tamanho do container pode influenciar no sucesso do meu projeto?

Imagine que você tenha feito o seu projeto em uma determinada medida. No entanto, quando a estrutura é entregue, você percebe que ela é maior do que o espaço disponível, impedindo a instalação.

Outra situação desgastante e que deve ser evitada é a falta de planejamento ao alugar um container para ser utilizado como depósito. Assim que a peça chega, repare que o espaço não comporta nem um terço do volume de materiais.

Desse modo, adquirir um container sem considerar as suas medidas prejudica o desenvolvimento do seu projeto, deixa o trabalho mais desgastante e faz com que você perca tempo e dinheiro.

Neste post você percebeu que a construção a partir do container é sinônimo de sustentabilidade e rapidez na construção. E depois da instalação do encanamento, da rede elétrica e do forro, o ambiente estará pronto para receber o revestimento escolhido para o seu acabamento. É a melhor opção para construções acessíveis, sustentáveis e diferenciadas.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do tamanho do container para o desenvolvimento dos seus projetos, entre em contato com a gente! Independentemente do projeto que esteja planejando, você pode conferir todas as opções de estruturas modulares que oferecemos (inclusive para aluguel de container). Basta acessar nosso site e fazer um orçamento. Até a próxima!