O que é um container e quais as vantagens de usá-lo nas fazendas?

O que é um container e quais as vantagens de usá-lo nas fazendas?

É verdade que atualmente o container é uma solução prática para diversos fins. Mas nem sempre foi assim. Sua criação estava voltada para um objetivo bem específico: o transporte naval.

Porém, ao longo dos anos foi-se construindo uma história que vai muito além do transporte, perpassando questões como logística, infraestrutura e até mesmo economia.

Versátil, o container tem conquistado cada vez mais mercado dadas as vantagens que apresenta em seu uso. Neste post, você vai entender melhor o que é um container, conhecer a história dessa estrutura e saber por que deve usá-lo em sua fazenda. Continue acompanhando nosso post!

O que é um container?

O container é uma grande estrutura metálica, normalmente medida em pés ou polegadas. Ele é feito de aço ou alumínio e foi criado para facilitar o transporte naval. Sua resistência e segurança são os principais fatores pelos quais é considerado útil também para os transportes terrestre e aéreo.

História do container

Desde o início das navegações, o carregamento de navios para o transporte de mercadorias era feito de maneira braçal, caixa a caixa, saco a saco. Assim, faltava organização, sendo necessárias várias horas até que uma embarcação fosse completamente carregada.

Com a Revolução Industrial do fim do século 18, o aumento da produção de bens de consumo e a dinamização do mercado, esse processo se mostrou um tanto quanto obsoleto. Ainda assim, essa maneira de transportar grandes quantidades de materiais se manteve até 1956.

Nesse ano, ao fazer o transporte de cargas por meio do seu caminhão, o empresário norte-americano Malcom McLean observou a dificuldade dos carregamentos e descarregamentos de produtos. Ele percebeu que otimizar esse tempo seria uma maneira de aumentar os lucros.

McLean teve a ideia de criar um trailer que permitisse o deslocamento de grandes quantidades a longas distâncias de maneira mais prática. Do transporte rodoviário, o empresário foi para o marítimo como uma oportunidade de aplicação da sua ideia.

A partir de então, vários formatos de containers foram testados até chegar a um modelo ideal. O resultado foi uma estrutura padronizada com 33 pés de tamanho, empilhável, forte e que proporcionava segurança e praticidade no trabalho.

Além disso, o material do qual eram feitos os containers proporcionava durabilidade, suportando variações de temperatura e possíveis intempéries durante a viagem. Navios também sofreram mudanças e foram adaptados para carregar esse tipo de estrutura.

Quais são as novas aplicações do container e suas vantagens?

Apesar de ser uma criação relativamente nova, com apenas 60 anos de existência, não demorou para o container ser descoberto como solução para outros fins. O fato de ele ser comumente descartado após 20 anos de uso no transporte marítimo foi um dos motivos pelos quais sua reutilização foi considerada.

Novas aplicações

O reaproveitamento do container está relacionado à engenharia, à agricultura e até mesmo à arquitetura, já que proporciona resistência e bom custo-benefício. Este se deve principalmente ao fato de que, por ser pré-fabricado, o container diminui custos com obras como os que existem nas de alvenaria.

Assim, sejam estruturas permanentes, sejam temporárias, essa é uma solução que tem sido cada vez mais incorporada em casas, escritórios e até mesmo em pontos de ônibus. Sem contar ainda a possibilidade de uso nas fazendas, podendo servir como alojamento para trabalhadores, refeitório, escritório, depósito de ferramentas e de sementes também (já que os containers podem ser refrigerados).

Vantagens de usar um container

O uso de containers apresenta diversas vantagens. Confira algumas delas abaixo.

Rapidez

Sabe aquelas obras que levam dias para ficarem prontas? Dependendo da construção a ser feita, podem ser necessários pelo menos de 3 a 6 meses. Com os containers, esse problema não existe. O tempo de fabricação fica entre 15 e 20 dias, podendo alguns deles serem entregues até mesmo antes desse prazo, caso haja urgência.

Praticidade

Uma obra de uma casa, por exemplo, pode ser paralisada por causa das chuvas e de outros fatores meteorológicos. Na aquisição de um container, isso não acontece. Faça chuva ou faça sol, a produção continua, já que os fornecedores costumam fazê-la em ambientes fechados. Com isso, evita-se atrasos e a encomenda não fica comprometida.

Fácil instalação

Preparar o terreno para uma obra comum pode ser uma atividade que toma tempo e atrasa a construção em uma fazenda. Além disso, a montagem, bloco a bloco, torna o processo ainda mais complicado, o que não acontece com os containers.

Eles são entregues praticamente prontos ao local onde serão instalados, sendo necessário apenas um aterramento. Em seguida, basta ligar o cabo de energia nele e implementar um cano para água e outro para esgoto. Dessa maneira, um dia depois da entrega já é possível usar a estrutura normalmente.

Possibilidade de armazenamento refrigerado

O avanço no uso dos containers deu a eles utilidades que nos seus primórdios possivelmente não foram imaginadas. Hoje, podem ser usados na agricultura para o armazenamento de sementes, por exemplo.

A estrutura voltada para esse fim apresenta revestimento adequado, além de contar com equipamento pronto para refrigeração. Dessa forma, é possível manter a temperatura e a umidade ideais para conservá-las, sendo também muito fácil realizar a higienização do local.

Adaptabilidade

Não é apenas no caso de armazenamento de sementes que se deve atentar para a temperatura interna do container. Quando ele é usado para moradia, alojamento em fazendas ou escritório, por exemplo, é importante cuidar desse fator de maneira a garantir o conforto térmico no interior da estrutura.

Nesse caso, é possível adquirir o Container Dry, que no transporte era usado para cargas não perecíveis e, por isso, não tem esse tipo de controle térmico. Ainda assim, pode-se adaptá-lo por meio de revestimentos como gesso acartonado ou papel isotérmico para reduzir o desconforto interno.

Entender o que é um container, sua aplicabilidade e versatilidade, bem como as vantagens de seu uso, é o primeiro passo para você escolhê-lo como solução do seu problema ou para suprir sua necessidade. É muito importante considerá-lo na hora de escolher a estrutura ideal, seja para seu negócio, seja para sua fazenda ou até mesmo moradia.

São muitas informações importantes, não é mesmo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossas novidades diretamente em sua caixa de entrada do e-mail!