Você sabe o que considerar ao alugar um container?

Você sabe o que considerar ao alugar um container?

A aplicabilidade dos containers já é conhecida e aproveitada em diversos setores, como transporte, agrícola e até mesmo construção civil para construção de casas e até mesmo ampliação de planta. As possibilidades de uso são múltiplas, assim como as vantagens de optar por um. Mas você sabe o que deve ser considerado ao alugar um container? É o que vamos mostrar neste post.

Descubra a seguir como se dá esse processo e o que deve ser prioridade na hora de alugar uma dessas estruturas metálicas.

Quando alugar um container?

A aquisição de um container é uma ótima opção. No entanto, a compra dessa estrutura para fins provisórios pode não ser a melhor escolha, uma vez que ela pode não mais ser útil no momento posterior à finalização do processo. Surge aqui a importância de ter como alternativa o aluguel de container.

Considere, por exemplo, situações em que fazendeiros ou construtoras têm a necessidade de fazer obras distantes do local no qual estão sitiados. Nesses casos, é importante contar com um arranjo que ofereça infraestrutura necessária para o trabalho a ser realizado.

Assim, o aluguel de um container torna-se uma alternativa, seja para escritórios, depósitos de materiais, alojamentos temporários, refeitórios e até refrigeradores para produtos específicos.

Quais são as vantagens do aluguel de container?

O container, por si só, é significado de comodidade e segurança para quem o utiliza. No entanto, suas vantagens vão além disso. Confira a seguir alguns dos motivos pelos quais alugá-lo é a melhor escolha que você pode fazer.

Custo

aquisição de um container já é uma economia e tanto quando comparada ao investimento na construção de estruturas de alvenaria. Alugá-lo, então, é ainda melhor. Isso porque o contrato de aluguel dessa estrutura dá ao empresário ou fazendeiro a garantia de um custo fixo e previsível, evitando, por exemplo, dívidas com parcelas de financiamento.

Dessa forma, é possível organizar-se financeiramente, sendo mínimas as chances de surpresas negativas no fim do processo.

Organização e segurança

Falando em organizar-se financeiramente, os containers possibilitam a organização do projeto como um todo. Versáteis, eles possibilitam, por exemplo, a constituição de depósitos para materiais utilizados nas obras, bem como, conforme dito, alojamentos e refeitórios. Dessa maneira, pode-se ter materiais e ferramentas devidamente acondicionados, assim como colaboradores em segurança.

Norma Regulamentadora 18 (NR-18)

Norma Regulamentadora 18 (NR-18), do Ministério do Trabalho e Emprego estipula algumas diretrizes de planejamento, administração e organização. Elas são medidas de prevenção e segurança no meio ambiente de trabalho na indústria da construção e devem ser seguidas de maneira a garantir bem-estar e segurança.

Entre suas instruções, incluem-se o armazenamento e estocagem corretos de materiais, possibilitando o livre trânsito de pessoas no local da obra. Instrui-se, ainda, acerca de como materiais tóxicos, corrosivos, inflamáveis ou explosivos devem ser guardados, entre outros.

A NR-18 dispõe também sobre a obrigatoriedade de canteiro de obras com 20 funcionários ou mais contar com vestiário, alojamento, instalações sanitárias, refeitórios e até mesmo áreas de lazer.

Dessa maneira, o aluguel de um container é uma possível solução e deve sempre ser feito respeitando essa norma e atendendo às cláusulas cabíveis.

O que pesquisar?

Antes de ser tomada a decisão de alugar um container, é preciso pesquisar bastante. Obviamente, é fundamental comparar preços e vantagens de cada opção. Em seguida, definida a modalidade de aquisição, é preciso observar outras questões referentes ao aluguel. Alguns dos fatores a serem considerados são:

  • se o material cumpre o objetivo;

  • se o tamanho é ideal para o fim a que se destina (obras residenciais requerem, por exemplo, containers de 3 metros de extensão enquanto as industriais pedem estruturas de 6 metros);

  • se é bom o estado de conservação da estrutura;

  • se há disponibilidade e qual é o prazo para entrega;

  • se há refrigeração (nos casos de alojamento ou armazenamento de produtos);

  • se há fácil acesso para a entrega do container (horário de circulação de caminhões — a altura permitida para carretas transportadoras dessa estrutura deve ser de, no mínimo, 4,2 metros, fios de tensão no trajeto etc);

  • se existem pontos de energia, rede hidráulica e fossa séptica;

  • se as condições do terreno são propícias para a instalação;

  • se a empresa locatária segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como deve ser feito o contrato?

Para a locação, é preciso apresentar documento básico da empresa ou da pessoa física interessada, tais como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física). Em seguida, é necessário preencher uma ficha de cadastro que possibilita a elaboração do contrato, bem como sua assinatura.

No contrato de aluguel de container deve constar o tempo de duração da transação — há empresas que estipulam prazos mínimos de um mês, por exemplo. Na maioria dos casos, as obras residenciais duram por volta de 3 a 8 meses, prazo que varia de acordo com o tamanho e a complexidade da obra.

Já as obras industriais costumam durar mais de 1 ano — em se tratando da construção de armazéns, fábricas, indústrias, entre outras mais robustas.

Além disso, o documento normalmente especifica o tipo de container, o prazo e o local de entrega e as condições de instalação. O pagamento não precisa ser adiantado, podendo ser feito a cada mês de utilização.

É importante ressaltar que no contrato não estão incluídos custos com frete e taxa de movimentação do caminhão munck (que já faz a instalação da estrutura). Quando o próprio contratante dispõe de caminhão para fazer o transporte, não há esse gasto.

Para aqueles que não o têm, os custos agregados costumam ser, em média, de R$ 250 para buscar e R$ 250 para devolver o container. Se a distância for grande demais, o valor, naturalmente, também aumenta.

Por que fechar negócio com a Miranda Container?

A Miranda Container conta com vasta experiência no ramo de containers, oferecendo aos seus clientes o melhor atendimento. A empresa tem várias opções em seu estoque de escritórios, alojamentos, depósitos, entre outras. Dessa forma, é possível melhor atender às demandas dos clientes e oferecer a eles a qualidade que já é consolidada no mercado.

Entre os mais locados, pode-se citar os alojamentos, que já se encontram de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, outro destaque são os containers com ótimo acabamento, que contam com banheiro e pequeno cômodo, sendo aproveitáveis para escritórios, suítes e depósitos. Existem ainda os que têm apenas sanitários, sendo ótimas alternativas aos banheiros químicos em obras e até mesmo em eventos.

Como pudemos ver, alugar um container pode ser a decisão certa para seu negócio. Nesse momento, é fundamental considerar todas as dicas acima e escolher a empresa que mais trará segurança nessa transação. Assim, será possível ter a certeza sobre a qualidade do produto e do serviço para, posteriormente, poder se preocupar com outras questões também importantes.

Confira por que a Miranda Container é a escolha certa para aluguel de container. Entre em contato conosco e conheça nossas opções!