Tipos de container: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Tipos de container: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você já pensou em utilizar um container como uma construção? Essa tendência vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo justamente por ser uma alternativa econômica, rápida e sustentável. Com vários tipos de container disponíveis no mercado, é possível customizá-los e utilizá-los em diferentes atividades e em vários espaços.

Os containers são robustos, fabricados em aço e tratados contra corrosão, podendo durar até 100 anos. Justamente por isso ele vem se tornando um equipamento multifuncional e conquistando cada vez mais diferentes nichos de mercado.

Neste post, você vai conhecer quais são os tipos de container, onde e como eles podem ser utilizados e outras características que podem te ajudar a decidir pelo uso na sua empresa, negócio ou organização. Vamos lá?

Uma breve história dos containers

Em meados de 1830, vários países da Europa utilizavam grandes caixas de transporte para deslocar as mercadorias de um lugar para outro. A Inglaterra era a pioneira no uso dessas caixas, principalmente pela sua história de comércio com outras nações além-mar.

Em 1937, um norte-americano com pouco mais de 20 anos chamado Malcom McLean observava no porto de Nova Iorque como era lento o embarque de pacotes de algodão nas docas.

Atuando como motorista e dono de uma pequena empresa, McLean teve a ideia de armazenar e transportar esses produtos em grandes caixas de aço, possibilitando um embarque mais ágil nos navios.

Não demorou muito para que os containers se estabelecessem como um dos principais meios de armazenamento para transporte em navios.

Na década de 1990, um grupo de arquitetos ingleses reparou que os containers eram abandonados depois de 8 a 10 anos de uso, se tornando sucata. E eis que eles tiveram a ideia de reaproveitar as unidades abandonadas como forma de moradia. Boa a sacada deles, não é mesmo?

Utilizando diferentes tipos de container para várias atividades

Um container é um objeto sustentável: ele é criado a partir da reutilização de produtos e conta com uma vida útil de até 100 anos. Porém, no transporte de mercadorias marítimo, eles são utilizados por até 10 anos e depois descartado.

E foi devido a esta alta durabilidade que surgiu um problema: como e onde descartar essas caixas de aço?

Hoje, não existe limite para a utilização dos containers. Com adaptações, eles podem ser utilizados no setor agropecuário, na indústria de transformação, na construção civil e no comércio.

Muitas pessoas optam pelos containers pela facilidade na hora da instalação e na possibilidade de se personalizar a construção de acordo com as suas necessidades.

Quando se fala de uma obra ou reforma, é preciso pensar em tudo o que envolve essa ação: a contratação de um arquiteto, desenvolvimento do projeto, a escolha de um engenheiro, de uma construtora ou funcionários para colocar a mão na massa, compra de materiais e por aí vai.

São muitos gastos e muita dor de cabeça. Ao optar por um container, tudo isso muda: depois de escolher o modelo e como adequá-lo da melhor maneira para as necessidades do seu empreendimento, a responsabilidade de tudo — das alterações necessárias até a instalação — será da empresa que estará prestando o serviço para você.

Tudo também dependerá do contrato e das opções de serviço disponíveis por cada empresa. Algumas podem não realizar o transporte ou a instalação, por exemplo. Lembre-se de ficar bem atento a isso na hora de fechar o seu contrato, ok?

Opções de uso

Hoje em dia, alguns dos usos mais comuns dos containers envolve:

  • armazenamento de produtos de festas sazonais, como itens para Carnaval, Festa Junina ou Halloween;

  • armazenamento de frutas e alimentos;

  • alojamentos temporários;

  • banheiros;

  • guarita;

  • stands em feiras e eventos.

Adaptação e personalização

A personalização do container surgiu como uma necessidade para esconder sua aparência industrial e tornar a estrutura adequada para as necessidades de cada cliente.

Os projetos em containers estão se constituindo como um ramo de mercado acessível em construção modular.

A produção em massa é o que torna executável esse tipo de intervenção, sem contar o caráter sustentável.

Nos tópicos a seguir, detalharemos alguns dos pontos que mais chamam a atenção quando se utiliza o container como construção.

Modulares

Os containers podem ser empilhados e remodelados, o que aumenta sua capacidade de adaptação e oferece inúmeras possibilidades de personalização. Eles funcionam como blocos de Lego gigante, onde você monta e desmonta conforme sua necessidade. Tudo isso depende do tamanho do container e do uso que terá no futuro.

Disponibilidade

Todo o transporte feito por via marítima é acondicionado em containers que têm vida útil, como já comentamos, de 8 a 10 anos. Então imagine a quantidade de containers aguardando para ser remodelado: a disponibilidade é alta e, consequentemente, os preços de aquisição são mais amigáveis.

Robusto

Os vários modelos de container são fabricados em aço corten e cumprem todos os parâmetros determinados pelas leis que comandam o transporte. Em comparação com a construção civil, eles apresentam, em média, três vezes mais resistência à corrosão do que o aço comum. O container não deforma e suporta mudanças de temperaturas e intempéries.

Durabilidade

Após as transformações e uma rotina de manutenção, a durabilidade de um container pode chegar a até 100 anos. Nesse período, a construção pode passar por várias readaptações e readequações para a sua necessidade.

Sustentabilidade

Depois de serem utilizados no transporte, os containers normalmente são descartados. Com a reciclagem, é possível atribuir novos usos. A reforma e manutenção gera pouco impacto ambiental e garante uma maior vida útil para eles serem utilizados em diferentes áreas ou projetos.

Mobilidade

Por ser uma estrutura rígida, os containers podem ser remanejados de um lugar para outro. Em uma fazenda, por exemplo, ele pode ser levado de um lugar para outro para atender as necessidades do trabalhador ou da atividade que está sendo realizada.

Montagem rápida

Uma construção de até 3.000 m² demora, em média, oito meses para ser concluída. Nesse tempo não estão inclusos o prazo da elaboração do projeto e sua aprovação nos órgãos competentes, além dos possíveis atrasos com a entrega de materiais e outras ações que foge do nosso controle.

No entanto, a remodelagem de um container pode levar, em média, 30 dias. Além disso, quanto mais simples a planta, mais rápida é a execução do projeto e a entrega.

Em casos específicos, como fazendas, esse tempo pode ser ainda menor. O objetivo é viabilizar o atendimento das demandas eventuais com menor custo de construção e de manutenção.

Preço

Tendo a construção de alvenaria como referência, o container é uma solução de baixo investimento. Afinal, não é preciso pensar nas despesas com funcionários, com o custo sendo direcionado unicamente para a empresa contratada para desenvolver o projeto.

A instalação de um container é realizada em um dia e as hipóteses de erros na estrutura e na fixação do container ao solo são minimizados.

O uso prático dos diferentes tipos de container

Um container pode substituir construções tradicionais em alvenaria. As soluções encontradas para adaptá-los foram pensadas para agregar valor e resolver as práticas do dia a dia, como a mobilidade das estruturas e o conforto da equipe.

Alguns dos usos práticos dos diferentes tipos de container envolve o container como:

Barracão

O container pode ser utilizado para guardar máquinas, ferramentas, equipamentos agrícolas ou até mesmo produtos químicos.

Alojamento

O container pode ser utilizado como alojamento para os colaboradores e técnicos de um determinado trabalho, como em uma fazenda ou numa obra de grande porte. Assim, o planejamento da logística não se altera e mantém todos os envolvidos sempre por perto.

Refeitório

O container também pode ser utilizado como refeitório, sendo customizado para oferecer infraestruturas como cozinha e banheiro. Além disso, pode ser levado para qualquer parte do campo e ainda servir de base de apoio.

Depósito

O container é uma caixa rígida, forte e hermética, não entra água, poeira, insetos e roedores. Isso faz do seu uso como depósito adequado para o armazenamento de inúmeros itens, que vão de sementes à produtos químicos.

Pontes

Você sabia que até uma ponte pode ser construída com um container?

Por ser uma estrutura robusta, o container atende com segurança problemas de mobilidade que são afetados pela falta de acesso em rios de médio porte. A grande vantagem é que uma ponte de container não vai alterar o fluxo do rio e, assim, elimina a necessidade de fazer uma obra que pode gerar algum impacto ambiental na região.

Guaritas

A entrada e saída de colaboradores e o escoamento dos produtos de uma fazenda ou de uma empresa precisa ser segura e controlada. O uso do container como guarita atende bem esta situação, possibilita também a formação de uma base em locais estratégicos.

Tipos de container

Os containers são padronizados em três tipos de tamanho, levando em consideração o seu comprimento: eles podem ser de 10, 20 ou 40 pés, o equivalente a 3,048, 6,096 e 12,192 metros, respectivamente. Normalmente, os containers de 20 e 40 pés são o tamanho padrão ou standard.

Entre as vantagens do uso de containers para transporte, podemos citar a segurança. Para furtar ou danificar um container durante o transporte é muito difícil.

Uma das garantias de segurança são as presilhas internas, onde são colocadas cintas de estabilização na carga, evitando a movimentação durante a viagem.

Com o decorrer dos anos, foram fabricados diversos tipos de container, sempre tendo como base a estrutura de 20 e de 40 pés. Essa padronização foi definida levando em consideração as dimensões dos navios e as especificidades para o transporte de diferentes tipos de cargas.

Como já comentamos, existem diversos modelos disponíveis no mercado e adaptados para diferentes funcionalidades. Nos tópicos abaixo, você conhecerá alguns dos tipos de container mais utilizados para atividades específicas.

Container almoxarifado

É utilizado o container de 10 pés, sendo uma ótima alternativa para ser colocado em espaços reduzidos. Por ser menor, a sua instalação é bem mais fácil.

Normalmente ele é utilizado por construtoras, empreiteiras e prestadores de serviço que necessitam de:

  • espaço para organização de ferramentas, produtos e materiais;

  • alojamento de funcionários;

  • escritórios móveis, como os pontos de atendimento de um novo empreendimento imobiliário.

Principais características e dimensões

  • comprimento: 3,00 m

  • largura:  1,50 m

  • altura: 2,10 m

  • área útil: 4,50 m2

  • volume: 9,45 m3

  • porta com 1,30 m x 200 m;

  • sistema de trava com tetra chave;

  • 2 cadeados adicionais.

Como pode ser usado

Este modelo de container pode ser utilizado como almoxarifado, escritório, ponto de venda ou um espaço destinado para o armazenamento de equipamentos menores ou ferramentas.

Vantagens

  • pode ser usado como depósito de ferramentas;

  • pode ser transportado em veículos menores;

  • ocupa pouco espaço, não atrapalha a movimentação de pessoas ou máquinas;

  • seguro, difícil de ser furtado ou roubado;

  • com o andamento da obra ou colheita, o container pode ser deslocado.

Container Dry Cargo (DC)

O container dry cargo é o mais versátil e o mais recomendado para projetos de campo, como obras ou colheitas.

Esse modelo é totalmente fechado com porta de 2 folhas em um dos lados e está disponível em dois tamanhos, com 20 e 40 pés.

Principais características e dimensões

Container DC 20 pés
  • comprimento: 6.058 m

  • largura: 2.438 m

  • altura: 2.591 m

  • área útil: 14,76 m2

  • volume: 38,26 m3

  • capacidade de carga útil: 21,780 kg

  • tara aproximada: 2,220 kg

Container DC 40 pés
  • comprimento: 12.035 m

  • largura: 2.350 m

  • altura: 2.690 m

  • área útil: 28,28 m2

  • volume: 76,07 m3

  • capacidade de carga útil: 28,800 kg

  • tara aproximada: 3,700 kg

Como pode ser usado

Multifuncional, pode ser usado como depósitos, almoxarifados e até como celeiro.

Vantagens

  • flexíveis, podendo ser deslocado de um local ao outro com facilidade;

  • estrutura forte e robusta. Suporta o empilhamento de até 8 containers;

  • preço acessível;

  • melhor custo-benefício;

  • segurança, pode ser deixado no campo sem medo de furtos ou roubos;

  • durável, com manutenções, pode chegar a 100 anos,

Container High Cube (HC)

O container high cube é semelhante ao dry cargo, porém um pouco mais alto. Essa diferença de altura é ideal para utilizá-lo como residência ou comércio. A estrutura oferece mais espaço para projetos personalizados, arejados e com melhor ventilação. O container high cube é fabricado em duas dimensões, com 20 e 40 pés.

Principais características e dimensões

Container HC 20 pés
  • comprimento: 6.058 m;

  • largura: 2.438 m;

  • altura: 2.896 m;

  • área útil: 14,76 m²;

  • volume: 42,77 m³;

  • capacidade de carga útil: 21,780 kg;

  • tara aproximada: 2,220 kg.

Container HC 40 pés
  • comprimento: 12.030 m;

  • largura: 2.350 m;

  • altura: 2.890 m;

  • área útil: 28,28 m²;

  • volume: 76,07 m³;

  • capacidade de carga útil: 28,570 kg;

  • tara aproximada: 3,930 kg.

Como pode ser usado

Os containers HC são utilizados tanto como residência ou ambiente comercial. Alguns empresários mais criativos constroem bares, lanchonetes, lojas de roupa, escritórios e restaurantes nesses espaços.

O grande diferencial de se utilizar os containers nesses casos é oferecer um ambiente mais descolado e alternativo para os consumidores.

Além disso, os containers HC também podem ser transformados em clínicas médicas. Em alguns campos de refugiado ou regiões mais afastadas, por exemplo, eles substituem as famosas tendas e oferecem uma melhor infraestrutura para os médicos e pacientes.

Vantagens

  • excelente estrutura, não precisa de fundação;

  • preço acessível;

  • melhor custo-benefício;

  • maior segurança;

  • muito durável.

Container Reefer (ou container refrigerado)

container refrigerado também é oferecido em dois tamanhos, com 20 ou de 40 pés. Ele é indicado para a refrigeração ou congelamento de produtos.

Este modelo requer algumas adaptações mais específicas, como a instalação de equipamento de refrigeração e revestimento isolante térmico. Por conta dessas modificações, esse tipo de container perde espaço interno.

Este modelo pode trabalhar com temperaturas que oscilam entre -25º e +25ºC. Entretanto, a garantia da manutenção dessa temperatura depende mais do equipamento de refrigeração instalado do que do próprio container.

Principais características e dimensões

As dimensões e características variam de acordo com o uso e a instalação e revestimento feito em cada container. Porém, é importante que os equipamentos utilizados sejam de altíssima qualidade para manter a temperatura interna sem oscilação e garantir a refrigeração do produto armazenado.

Como pode ser usado

O container pode ser utilizado no armazenamento de produtos com temperatura controlada, como se fosse uma câmara frigorífica. Os setores que mais utilizam esse modelo são:

  • alimentação;

  • floricultura;

  • farmácia;

  • indústrias químicas;

  • indústria eletrônica.

Vantagens

  • mantém a temperatura, mesmo com o sistema desligado, por algumas horas;

  • economia de energia;

  • sazonalidade, característica forte;

  • economia de tempo e dinheiro, devido à infraestrutura móvel;

  • alugar um container refrigerado para épocas de grandes demandas.

O uso do container nas atividades de uma fazenda

Os containers começaram a ser utilizados com maior frequência em fazendas. Como a estrutura pode ser personalizada e adaptada para diferentes atividades, hoje em dia ele é muito utilizado como escritório, alojamento, refeitório, banheiro, sede e depósito em algumas propriedades.

Outra aplicação muito comum é utilizar o container como depósito de materiais e defensivos agrícolas. Como a estrutura é reforçada com chapas de aço, ele pode receber um reforço para guardar produtos químicos e não contaminar o meio ambiente.

Com esta solução, é possível a melhoria de mobilidade das estruturas de apoio do campo, garantindo o conforto e a eficiência da equipe de trabalho.

O futuro da agricultura está no container

Apesar das regiões rurais, garantirem quase todas as condições favoráveis para a agricultura, o conceito de agricultura urbana tem ganhado destaque nos últimos anos. E alguns tipos de container estão diretamente relacionados com essas mudanças.

Muitos produtores de hortaliças hidropônicas utilizam um container para realizar uma plantação que equivale a um hectare de terra. Além disso, essas estufas podem ser empilhadas, criando fazendas verticais e aumentando a escala de produção.

Para garantir o bom funcionamento dos containers nesse tipo de atividade, é preciso trabalhar a climatização e a iluminação. As adaptações visam criar um ambiente propício para o plantio, utilizando tecnologia de LED (que não emite calor) e um sistema de irrigação e refrigeração que pode ser controlado de forma remota.

Como escolher o container ideal?

Ao longo deste artigo nós mostramos como um container pode ser utilizado para diferentes atividades. Eles são estruturas que podem ser personalizadas e oferecem uma série de vantagens para o empresário ou produtor.

Mas um dos pontos mais importantes e que vale a pena reforça é que os diferentes tipos de container disponíveis no mercado têm custo menor do que um projeto tradicional de engenharia. Esse fator é essencial na hora de pensar em realizar um investimento, não é mesmo?

Após conhecer os principais modelos disponíveis no mercado, pense como suas necessidades podem ser atendidas ao alugar ou comprar um container. Por isso, conte com um consultor especializado para que ele te ajude a definir o acabamento de container e quais são as alterações mais adequadas para o seu uso.

A escolha depende da finalidade que terá no campo, o investimento e sua urgência. Quer conhecer outros modelos e tipos de container? A Miranda Container conta com profissionais qualificados que poderão ajudar na sua escolha e esclarecer suas dúvidas. Entre em nosso site e confira!