Entenda por que usar containers para depósito de materiais

Entenda por que usar containers para depósito de materiais

Versáteis e sustentáveis, os containers são soluções perfeitas tanto para a construção civil quanto para a agricultura. Eles têm aplicabilidades diversas e contam como uma de suas vantagens a não geração de entulho e não agressão ao meio ambiente.

Geralmente essa estrutura é usada como escritório, pontes, alojamento, refeitório, instalação sanitária e até mesmo como depósito de materiais. Este último é de grande valia em obras e em fazendas, principalmente quando o objetivo é organização e segurança. Quer entender por quê? Continue lendo este post e descubra!

Usos do container

Com ótimo custo-benefício em relação a construções em alvenaria, os containers são ótimas soluções para diversos fins. Confira abaixo alguns dos possíveis usos dessa estrutura.

Escritório

A necessidade de um projeto executado rapidamente e com preços acessíveis é o principal motivador desse uso. Construir um escritório em alvenaria pode levar bastante tempo, o que dificulta o início de determinada atividade e o alcance de objetivos em curto prazo. Assim, ter essa estrutura em container é uma ótima alternativa para este fim. Para isso, é possível contar com revestimento termoacústico, acabamento interno, piso, janelas e portas e até mesmo banheiro, atendendo a todas as necessidades de um escritório.

Alojamento

Abrigar colaboradores durante uma obra pode não ser uma tarefa muito fácil. A obtenção de material e de recursos para alojamento demanda tempo, sendo ainda a construção em alvenaria um processo passível de erros. Por isso, por ser uma estrutura pré-fabricada, o container oferece comodidade e segurança não só para os funcionários como também para empresários e fazendeiros. Ele pode ser compartimentado em cômodos, ter instalação sanitária e isolamento térmico e acústico.

Refeitório

Além do alojamento, outra estrutura de importante presença em canteiros de obras e na agricultura são os refeitórios. Ainda visando o bem-estar dos funcionários, os containers podem servir para este fim, contando com cozinha, área de atendimento e banheiros. É possível investir também em revestimento adequado e acabamento interno.

Pontes

A necessidade de interligação de uma parte a outra do terreno em fazendas, por exemplo, também pode ser suprida com o uso de container. Nesse caso, ele é utilizado com seu interior vazado para que seja possível o escoamento da água de rios e riachos. Ele serve como ponte para a travessia de pessoas, automóveis, transporte de cargas etc.

Depósito

O depósito de materiais também é uma importante aplicabilidade do container. Isso porque é recorrente a necessidade de estocagem e armazenamento de produtos, materiais, equipamentos e ferramentas.

Vantagens para depósito de materiais

O armazenamento de materiais em depósitos feitos em containers apresenta diversas vantagens quando comparado a outras estruturas.

Containers que têm como fim o depósito de materiais são simples e de baixo custo. Normalmente, não é necessário isolamento térmico e nem acústico e, por isso, é indicada a aquisição ou aluguel do container dry bruto. Ele é feito com liga de aço 75% mais resistente do que o aço convencional e, por isso, é bastante seguro.

Além disso, o container conta com cerca de 7,5 metros quadrados de capacidade, sendo usado para obras menores. Naquelas que exigem mais espaço para armazenamento, existe a possibilidade de aquisição de um container de 15 metros quadrados. Confira algumas vantagens do seu uso:

Segurança

Estruturas de aço oferecem maior segurança do que outros tipos de construção. Isso porque esses outros tipos comumente são mais frágeis, a exemplo daqueles feitos em madeira — o que torna mais fácil o arrombamento e furto de materiais, produtos e equipamentos. Além disso, o fato de normalmente containers contarem com apenas um acesso ou porta e possibilidade de tranca são outros fatores que corroboram a segurança.

Agilidade

Outra vantagem do uso de containers para depósito de materiais é a agilidade de sua implementação. Por serem estruturas pré-fabricadas e reaproveitadas do transporte naval, os containers são rapidamente montados e instalados conforme a finalidade para qual é destinado. Além disso, a disponibilização da estrutura é rápida, sendo capaz de suprir demandas emergenciais.

Sustentabilidade

Obras em alvenaria geram entulhos e perda de material quando na construção de um depósito. Isso porque não é raro que sobrem recursos ou que haja erros no projeto de construção. Já os containers vão na contramão disso, uma vez que chegam prontos para instalação e requerem poucos materiais.

Economia

O custo com mão de obra, materiais de construção, estando ainda passível a acidentes e desperdícios são, por si só, alguns dos problemas provenientes da não utilização de containers. Essas estruturas têm baixo custo e necessidade de manutenção quase nula. Há ainda a possibilidade de compra ou aluguel, sendo possível, assim, escolher a opção que melhor se adequa ao orçamento.

Como usar para depósito

Usado como depósito, o container permite armazenar os mais variados itens. Como dissemos, equipamentos podem ser organizados, assim como pequenas máquinas e ferramentas podem ser guardadas nessa estrutura.

Na construção civil, ele serve como depósito para betoneiras, sacos de cimento, tijolos, cabos elétricos, pisos, argamassa, materiais de acabamento, entre outros. Já na agricultura, os containers são úteis a partir do momento em que possibilitam armazenar defensivos agrícolas, sementes, pequenas máquinas etc.

Sua segurança é de extrema importância para a estocagem de defensivos agrícolas, sendo necessárias, para isso, algumas modificações em sua estrutura. Além das paredes de chapa de aço, é preciso que o piso seja revestido com cerâmica e que haja também um telhado extra para evitar goteiras e falta de ventilação. Assim, tem-se um maior controle da temperatura interna, mantendo os produtos em segurança.

Outra possibilidade é o uso da estrutura para o armazenamento de sementes. No entanto, para isso, é fundamental haver controle da temperatura interna, assim como da umidade e da limpeza. A inserção de ar-condicionado também é facilitada em containers com a instalação elétrica, sendo ainda importante manter a estrutura bem fechada para evitar a infestação de pragas.

Não à toa, o uso de containers tem se disseminado e suas vantagens impulsionam a aquisição dessa estrutura por um número cada vez maior de empresários e fazendeiros para os mais variados fins. Isso porque ela é sinônimo de praticidade, barateamento e segurança na construção civil e na agricultura.

Agora que você já sabe por que o uso de containers para depósito de materiais é vantajoso, entre em contato para conhecer de perto a qualidade dos nossos produtos.