Aprenda como melhorar o gerenciamento de equipe no campo

gerenciamento de equipe

Aprenda como melhorar o gerenciamento de equipe no campo

É muito importante, no agronegócio, que o produtor rural realize um bom gerenciamento de equipe. Afinal, há um grupo de trabalhadores com o qual se deve dividir tarefas, realizar atividades, cobrar resultados e também fornecer auxílio, mesmo com a atual mecanização da produção agrícola.

É imprescindível fazer uma gestão de pessoal eficiente para aumentar a produtividade no campo. Quando esta é feita de maneira eficaz, traz benefícios tanto para o produtor quanto para o trabalhador, maximiza a produtividade, aumenta a satisfação no ambiente de trabalho e evita aborrecimentos.

A organização do seu negócio pode influenciar no aperfeiçoamento do potencial pessoal e profissional dos trabalhadores. Dessa forma, você reduzirá os custos e o turnover.

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a aumentar a produtividade de sua equipe no campo. Confira!

Defina pequenas equipes

Uma das dicas mais importantes de gerenciamento de equipe se inicia já no processo seletivo. Muitos gestores erram ao acreditam que diversos problemas podem ser consertados com o tempo e que não há segredos para uma boa contratação. Todavia, com o passar do tempo, é mais provável que esse “problema” se transforme em uma bola de neve.

É claro que algumas falhas em relação a questões comportamentais ou conhecimentos técnicos por falta de experiência podem ser corrigidas. No entanto, se o funcionário não acredita na missão da empresa ou não compartilha dos valores e da ética de trabalho, fica difícil realizar mudanças e a convivência se torna impossível. Além disso, afeta de forma negativa o desempenho dos outros integrantes da equipe.

Saiba delegar tarefas

Para o gerenciamento de equipe de trabalhadores agrícolas, é necessário delegar atividades. O ideal é não centralizar todo o trabalho em apenas uma pessoa.

Analise quem é o mais qualificado para confiar determinada tarefa e selecione funcionários que tenham maior responsabilidade e mais experiência para desempenhar funções complexas. Cobre metas e resultados para uma boa gestão de processos.

Apesar de ser um ponto central para a gestão de pessoas, delegar tarefas também apresenta vários desafios. Isso se deve ao fato de que, ao outorgar qualquer tarefa, é preciso haver um equilíbrio no nível de acompanhamento da equipe.

Como alguns colaboradores precisam desenvolver autonomia e responsabilidade para executar o que foi solicitado, não se pode exercer controle demais. Ao mesmo tempo, não se deve afastar completamente, porque a equipe pode necessitar de orientação para atingir as suas metas. Para haver equilíbrio em seu trabalho, você precisa ser um facilitador.

Conheça bem a sua equipe

Procure ter uma relação próxima com o trabalhador agrícola, a fim de passar segurança e credibilidade para ele. Isso gera um aumento na produtividade e na lealdade dentro da equipe, visto que eles confiarão mais em você. Todavia, é indicado manter essa relação dentro dos limites do âmbito profissional.

Conhecer bem a sua equipe faz toda a diferença. Assim, você não terá dúvidas de quem escolher na hora de delegar uma determinada função, por exemplo. A propósito, é essencial participar ativamente de todo o processo de contratação e da gestão de pessoas do seu agronegócio.

Por maior que seja o seu negócio, sempre é possível identificar quem são os funcionários com mais qualificação e incentivar a integração entre os membros da sua equipe no campo. Para isso, ofereça cursos e faça confraternizações, a fim de investir na estruturação de um grupo mais estruturado e bem preparado.

Planeje a demanda de sua equipe antes que ela aconteça

Pagar horas extras por falta de planejamento de demanda ou ter equipes ociosas atinge de forma direta a margem de lucro de um negócio. Por este motivo, uma boa análise de histórico das demandas e de estagnações reduz os riscos de falta de profissionais para atender seus clientes, de sobrecarga de trabalho ou ainda de um grande número de colaboradores para atender a poucas demandas.

Hoje em dia, existem softwares criados especialmente para o gerenciamento de equipe em campo — aptos a antever a demanda e traçar as necessidades da companhia antes mesmo de os chamados serem abertos. Isso se torna possível por meio do histórico e das tendências registradas em seu banco de dados. Assim, a capacidade de minimizar custos e o poder de tomada de decisão tornam-se frequentes na gestão do negócio.

Propicie um ambiente mais colaborativo

A competitividade excessiva gera um ambiente hostil e improdutivo. Incentive a mútua cooperação por meio da divisão de responsabilidades e tarefas, de atividades em grupo, além do reconhecimento dos méritos de cada membro da equipe.

Celebre as conquistas

Outra dica muito importante para o gerenciamento de equipe é sempre comemorar cada conquista com sua equipe, pois seus colaboradores tiveram papel muito importante nesse sucesso. Dessa forma, busque estimular a produtividade em seu agronegócio por meio de confraternizações, bônus e participação nos lucros. Pode ter certeza de que seus resultados serão surpreendentes!

Trace e otimize rotas

Uma das formas mais fáceis e eficientes de maximizar a produtividade do trabalho em campo e minimizar custos com combustível é utilizando um roteiro otimizado para o deslocamento de equipes. É importante levar esse aspecto em consideração ao agendar e delegar as funções.

Existem ótimos softwares de gestão de equipes em campo que possibilitam que as rotas sejam otimizadas em tempo real e durante o expediente de trabalho — considerando chuvas e alagamentos, trânsito e horários de pico.

Utilize um bom software de gerenciamento de equipe em campo

Coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor no gerenciamento de equipe! Alguns softwares podem auxiliar na automatização e otimização da gestão das equipes em campo. Mesmo um negócio com poucos colaboradores em campo passa por dificuldades na gestão dos serviços, em razão de opções de agendamento e do alto nível de complexidade.

Apenas os softwares de última geração podem eliminar essa complexidade e maximizar a qualidade dos serviços e a produtividade, reduzindo os custos operacionais de sua fazenda.

Vimos dicas importantes para melhorar o gerenciamento de equipe no campo. Vale lembrar, porém, que o mais importante é o desenvolvimento interpessoal e saber lidar com o outro. Apesar de um bom software fazer toda a diferença no seu negócio, de nada adianta se não existir um bom relacionamento e gestão dos membros de sua equipe.

Gostou das nossas dicas para aumentar a produtividade de sua equipe no campo? Então aproveite para ler mais um artigo e saber também o que são alojamentos temporários e como construí-los.