Saiba como fazer uma decoração impecável em seu container

Saiba como fazer uma decoração impecável em seu container

Se você é uma pessoa antenada em tendências de arquitetura, provavelmente sabe que os containers estão ganhando fama. Já muito utilizados para fins comerciais, o hype da vez é usá-los também como moradia, com várias vantagens em comparação às construções tradicionais. Mas como fazer uma decoração de container?

A princípio, pensar que uma estrutura de aço pode se tornar um local aconchegante parece missão para os mais habilidosos designers de interiores, não é? Mas essa tarefa não é nada difícil: com um pouco de criatividade, as casas containers são capazes de proporcionar todo o charme de uma moradia pequena.

E o melhor: com a vantagem de serem construídas rapidamente, de forma sustentável e com um design super moderno e diferenciado. Então, acompanhe a leitura e veja como fazer uma decoração impecável em seu container!

Distribuição dos móveis

Para morar em um container, os móveis precisam de uma boa distribuição. Hoje em dia, existem opções com metragens diferentes, mas é comum que as dimensões sejam menores. Assim, o bom planejamento dos elementos internos é um grande passo para o resultado aconchegante que estamos buscando.

Por isso, tenha como palavras de ordem a funcionalidade e o minimalismo. Esses dois conceitos garantem que as casas containers proporcionem o que há de melhor em sua proposta: a praticidade. Além disso, composições baseadas no “menos é mais” são altamente modernas e estilosas.

Por outro lado, a funcionalidade nunca sai de moda, não é? Afinal, a melhor forma de otimizar o espaço interno é levar em conta a aplicação de cada elemento e sua dinâmica com os demais móveis. Dessa forma, além de bonita, a decoração ajuda a facilitar os afazeres diários e a circulação confortável.

Cores adequadas

Principalmente se for um container alugado, o mais indicado é optar por uma cartela de cores mais neutra na decoração. Além de serem mais democráticas, as tonalidades claras — como o branco, o off white e as variações pastéis — contribuem bastante para a sensação de amplitude no ambiente interno.

A tarefa de trazer vida ao ambiente pode ficar a cargo dos móveis e objetos decorativos. Elementos de cores fortes contrastando com as paredes e os tetos claros formam uma ótima composição. O resultado é uma decoração de personalidade, mas com um efeito “clean” que combina bastante com os containers.

Outra opção que faz bastante sucesso é evitar deixar a construção com cara de uma casa normal, isto é, preservar o seu estilo industrial. Esse tipo de decoração é muito moderna, então, a bola da vez é ir para as cores mais ousadas, como o cinza, o cobre, o azul metálico e até mesmo o preto.

Revestimento termoacústico

Talvez você já tenha ouvido falar que os containers aquecem mais do que as construções de alvenaria, já que são feitos com materiais como o aço ou o inox — e isso é verdade! A solução, porém, é muito simples: basta ter um bom revestimento termoacústico.

Então, essa etapa não pode ficar de fora do seu planejamento. Ela é fundamental para que a temperatura no interior do ambiente seja sempre agradável, além de diminuir a incidência de sons externos. Algumas das opções mais utilizadas são:

  • lã de pet ou isosoft;

  • lã de vidro;

  • lã de rocha;

  • e isopor.

A boa notícia é que esses materiais não atrapalham em nada a decoração, pois ficam “escondidos” dentro das paredes. Dessa forma, o espaço interno do seu container é capaz de ficar muito bonito e, ao mesmo tempo, com uma temperatura confortável mesmo nos dias quentes.

Projeto de iluminação

Um enorme aliado da decoração é o projeto luminotécnico — com os containers, não é diferente! As lâmpadas devem ser bem posicionadas para promover uma iluminação eficiente do ambiente. Também devem ser adequadas a cada espaço. Basicamente, estes critérios são importantes:

  • áreas de trabalho, como a cozinha e o escritório, necessitam de cores frias;

  • áreas de descanso, como a sala de estar e o quarto, ficam melhores com cores quentes.

Além disso, uma grande proposta dos containers é o aproveitamento da iluminação natural, o que se consegue com grandes janelas e paredes de vidro. Até o posicionamento da construção depende da incidência solar, não só para que haja mais conforto térmico, mas também para que a luz do dia seja valorizada no ambiente interno.

Espaços verticais

Normalmente, o tamanho do container é menor do que o de uma casa padrão, muito embora existam projetos com metragens significativas. De qualquer forma, o aproveitamento dos espaços verticais ajuda muito na hora de otimizar o espaço e deixar a decoração mais aconchegante.

Para tanto, prateleiras e nichos são extremamente úteis. Com esses acessórios, você consegue utilizar as paredes para organizar objetos e armazenar itens, como livros na sala de estar, ou utensílios domésticos na cozinha. Aliás, para essa última, os espaços verticais ajudam demais na praticidade.

Você pode, por exemplo, pendurar talheres grandes em suportes próprios, fixar escorredores de louça na parede ou fazer um varal de panelas sobre os balcões. Todas essas ideias são grandes tendências na decoração de ambientes pequenos, então, são muito bem-vindas na decoração de container.

Acabamento externo

Para finalizar, capriche também no acabamento externo. Afinal, um bom projeto de decoração interior deve conversar com a parte externa da moradia, tanto nas cores quanto no estilo. É justamente nessa etapa que o container residencial ganhará seu grande diferencial em relação aos demais tipos.

Você pode pintar o exterior — com tinta epóxi ou emborrachada —, fazer um acabamento em madeira ou, ainda, em vidro. Por fim, não se esqueça de pensar no telhado da construção: esteticamente, a cobertura traz o toque final, mas também é útil por favorecer o conforto térmico e aumentar a resistência às intempéries.

Como você viu, para uma boa decoração de container, basta ter um pouco de criatividade e aproveitar bem o espaço. Assim, esse estilo de moradia tem de tudo para ser a aposta do futuro, já que une beleza, estilo, praticidade e sustentabilidade. Por isso, releia as nossas dicas e aproveite o melhor do seu container!

Depois da leitura, você percebeu que esse tipo de construção é uma excelente alternativa, não é? Então, acesse o site da Miranda Container e conheça um pouco mais sobre essa grande tendência!