Afinal, quais são os princípios da arquitetura sustentável?

Afinal, quais são os princípios da arquitetura sustentável?

Você já ouviu falar em arquitetura sustentável? Possivelmente imagina que se trata de projetos de construção civil que trazem menos impactos ao meio ambiente. Essa concepção está certa! Mas, na realidade, a ideia de sustentabilidade vai um pouco além disso e ainda não é muito clara para todos.

Neste texto, você vai entender melhor o porquê desse conceito. Veja do que se trata essa tendência, quais são as características de uma construção sustentável, os seus benefícios e mais: qual é o papel dos containers em meio a tudo isso. Vamos lá? 

O que é e quais são os princípios da arquitetura sustentável?

Em termos básicos, ser sustentável é promover o uso consciente de recursos, de modo que as gerações futuras não sejam comprometidas. E esse conceito não vale apenas para a natureza, mas também para todos recursos sociais e econômicos. 

Por isso, a arquitetura sustentável precisa ir ao encontro das preocupações ambientais, da responsabilidade para com as pessoas e, ainda, ser viável economicamente. Alguns exemplos de como tudo isso ocorre na prática são:

  • eficiência energética, especialmente com fontes limpas;

  • ventilação natural;

  • uso consciente de água;

  • uso de matérias-primas recicladas;

  • descarte correto de resíduos;

  • geração de empregos locais;

  • redução de custos nas etapas de construção etc.

Apesar de exigir uma reestruturação ampla de processos, uma abordagem que leve em conta os princípios da arquitetura sustentável é muito benéfica e promove mais qualidade de vida para todos — não só os envolvidos, como a sociedade de modo geral, hoje e no futuro. 

Como os containers contribuem para a arquitetura sustentável?

Agora, se a responsabilidade socioambiental é um dos valores do seu negócio, você já deve ter ouvido falar nos containers. Muito versáteis, eles servem para habitação, para almoxarifados e armazenamentos refrigerados, para acomodar escritórios administrativos etc.

Eles são um excelente exemplo de arquitetura sustentável, pois respeitam os três princípios da sustentabilidade: 

  • são ecologicamente corretos: pois eliminam o uso de matérias-primas para construções tradicionais e partem da reutilização de recursos;

  • são socialmente justos: pois são acessíveis a todos e promovem o bem-estar coletivo (em casos, por exemplo, de alojamentos ou refeitórios para colaboradores);

  • são economicamente viáveis: pois exigem um baixo investimento em comparação a outras modalidades construtivas.

Além disso, os containers podem ser otimizados para se tornarem ainda mais sustentáveis. Alguns exemplos são ter preferência por modelos usados, usar sistemas de energia solar, aplicar revestimentos térmicos, posicioná-los de modo que haja melhor aproveitamento da luz natural etc. 

Quais são os benefícios da arquitetura sustentável?

Se ainda tem dúvidas das vantagens dessa grande tendência, confira três benefícios da arquitetura sustentável.

Preservação do meio ambiente

O primeiro e mais impactante efeito de construções que levam em conta a sustentabilidade é a preservação do meio ambiente. O uso dos containers, por exemplo, substitui construções de alvenaria. Assim, há redução no uso de madeira e outros materiais, não gerando entulho.

Economia no médio e longo prazo

No médio e longo prazo, projetos de arquitetura sustentável trazem retornos financeiros significativos. O maior exemplo é a implantação de sistemas de energia renováveis, como a solar. Placas fotovoltaicas são capazes de reduzir em até 80% a fatura de luz, de modo que até o próprio investimento com a instalação se pague sozinho.

Fortalecimento da imagem do negócio

O uso de abordagens sustentáveis no negócio também é um fator de fortalecimento da imagem empresarial. Afinal, cada vez mais temos uma consciência coletiva da importância de pautas como a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social. Então, esse tipo de engajamento é valorizado por clientes e fornecedores.

A arquitetura sustentável é uma grande tendência que representa inovação e respeito por questões de grande importância na atualidade. Como vimos, um dos exemplares dessa modalidade construtiva é o container, que tem características muito interessantes para um projeto verde.

Que tal investir nisso agora mesmo? Leia nosso post e descubra onde comprar seu primeiro container!