Entenda como funciona o agronegócio no Mato Grosso

Entenda como funciona o agronegócio no Mato Grosso

Você sabia que o agronegócio no Mato Grosso é um dos maiores destaques na economia do Brasil? Além disso, o estado é conhecido por ser o celeiro do país, um grande campeão também na produção de soja, algodão, milho e rebanho bovino! E a tendência é que esse mercado cresça cada vez mais, contando com aliados fortes: a tecnologia e sustentabilidade.

Outros setores que tem um potencial que chamam a atenção são: o turismo, a agroindústria, a piscicultura, o polo joalheiro e a economia criativa. Não por acaso, todos os setores unidos levaram ao Mato Grosso um dos maiores PIBs do Brasil. E se a região é um celeiro, como dissemos, é sempre bom saber como tudo funciona para investir e ver bons resultados.

Pensando em ajudar você com essas informações — que são de altíssima relevância —, reunimos neste material o que é preciso saber sobre o agronegócio no Mato Grosso. Confira!

História do agronegócio no Mato Grosso

Antes de começar a contar um pouco da história do agronegócio no Mato Grosso, vale saber uma curiosidade: nem sempre foi essa atividade a mais importante da região. Antes, logo quando o Brasil foi colonizado, o MS era conhecido mesmo pela corrida em busca do ouro e pedras preciosas, que durou centenas de anos.

Foi só na década de 1980 que o agronegócio realmente ganhou fôlego na região e, de lá para cá, nunca mais parou de crescer. Um dos grandes fatores para isso foi a melhora genética das plantas, que ajudou bastante a cultura se adaptar a diferentes climas, sempre de olho nas necessidades dos produtores dessa região.

Hoje, o estado se tornou o maior produtor de soja de todo o Brasil, o 2º na produção de milho, girassol e algodão. Só para se ter uma ideia, em números da Embrapa, o Mato Grosso tem cerca de  9,519 milhões de hectares para soja e, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 4,49 milhões para o milho!

Importância do agronegócio do Mato Grosso para a economia

Podemos dizer que a importância é enorme! Os últimos números revelados pelo Governo Federal mostram o Mato Grosso em 1º lugar na produção de itens ligados à pecuária e agricultura, com valor bruto da produção (VBP) de R$ 82.847.699.768. Ou seja, o estado é, de fato, um dos grandes propulsores para a economia brasileira.

Por isso, saber como trazer o melhor da tecnologia para o setor é uma das questões que mais ganham espaço atualmente, visando o cuidado com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, otimizando planejamentos e recursos. Indo além, essa modernização é responsável por um maior aproveitamento da matéria-prima e muito mais.

Apoiar a produção com o uso de recursos sustentáveis é, sem dúvidas, uma das respostas para esse anseio, que tem razão de existir e precisa ser levado a sério. Afinal, o estado merece todo o cuidado e atenção, já que faz a economia girar e traz resultados importantes para a população.

Viu só como o agronegócio no Mato Grosso é muito importante? Se você atua na região ou pretende investir no estado, vale muito a pena pensar em soluções tecnológicas para potencializar toda a produção!

Gostou do nosso post? Então aproveite para conhecer as vantagens de acomodar colaboradores em containers!