Os containers são soluções muito práticas. É possível utilizá-los em uma construção, na agricultura ou até mesmo como moradia. Essas possibilidades se estendem também ao acabamento, já que permitem a aplicação de revestimentos ou divisórias conforme a necessidade.
No entanto, uma dúvida pode surgir: o que é melhor, comprar ou alugar um container? Antes de tomar essa decisão, é importante avaliar as condições de cada transação para definir a mais vantajosa.
Quer saber mais? Continue lendo este post para descobrir as vantagens de comprar ou alugar um container para ter certeza de que fez a melhor escolha. Confira!
Aplicações do container
Construção civil
Na construção civil, o container pode servir como alojamento para os trabalhadores, instalação sanitária, refeitório, almoxarifado e depósito de equipamentos. A estrutura oferece segurança, conforto e praticidade aos colaboradores e é um investimento mais econômico em comparação com as construções em alvenaria.
Depósito
Na agricultura, além de apresentar os mesmos benefícios citados na construção civil, a estrutura é muito útil quando o assunto é depósito de sementes. Considere, por exemplo, casos em que esses materiais precisam ser armazenados em temperatura e umidade controladas. Os containers possibilitam isso, já que podem ser refrigerados. Isso permite o armazenamento correto das sementes e mantém a qualidade delas, refletindo em colheita satisfatória.
Moradia
Outra possibilidade acessível e sustentável de uso de um container é a moradia. O custo de aquisição ou de aluguel de um imóvel é elevado, o que requer planejamento financeiro e corte de gastos. No caso do container, o investimento é comparativamente baixo, além de serem necessárias poucas manutenções durante o uso, considerando-se a qualidade do material.
Escritório
Construir um escritório em alvenaria pode dar muita dor de cabeça. Obras desse tipo requerem contratação de funcionários, gastos com materiais, além de estarem passíveis a erros, retrabalhos e custos adicionais. Por isso, montar um ambiente de trabalho dentro de um container é a melhor opção. Nele, é possível incluir divisórias para banheiros, por exemplo, e fazer acabamentos que tornem o local personalizado e de acordo com as necessidades do negócio.
Base para pontes
Apesar de pouco conhecido, esse uso do container é bastante prático. Em uma fazenda, é comum que haja um riacho que corta o terreno, dificultando a locomoção do agricultor. Por isso, é preciso construir pontes, o que pode levar tempo ou não oferecer a segurança adequada dependendo do material utilizado. Aqui, o container é uma solução prática, uma vez que serve como base para esse tipo de construção.
Vantagens da compra do container
A escolha pela compra de um container apresenta diversas vantagens. Veja algumas delas!
Customização
O primeiro fator a ser considerado antes de comprar ou alugar um container é o objetivo para o qual ele será usado. Comprar é a melhor escolha se você precisa customizá-lo. E isso não diz respeito apenas ao aspecto estético, mas também estrutural.
Considere, por exemplo, casos em que o container será usado como escritório. Isso torna imprescindível que a estrutura tenha portas, janelas, sala para reunião, divisórias, copa e banheiro. Tudo isso não seria possível em um container alugado, já que essa modalidade não permite fazer modificações na estrutura.
Tempo de uso
A compra do container é indicada nos casos em que o tempo de uso será longo. Assim, adquirindo a estrutura metálica, será possível mantê-lo sem grandes custos, como o aluguel.
Ainda que ele seja usado como ponto de apoio de colaboradores em uma grande obra ou em plantações, é viável decidir pela compra e posteriormente fazer realocações. Dessa forma, você pode mudar o local onde a estrutura ficará de acordo com a necessidade do momento.
Diversos usos
Considere os casos em que é preciso enleirar a terra na agricultura (processo de virar o solo, retirar tocos e limpar o chão para as máquinas passarem). Como é uma atividade longa e trabalhosa, pode ser necessário que os trabalhadores durmam na fazenda. Nesse caso, o container alugado pode servir como dormitório, o que evita grandes deslocamentos e aumenta a produtividade.
Sustentabilidade
O container é bastante vantajoso, especialmente em comparação a uma construção em alvenaria. No segundo caso, é gerada grande quantidade de entulho, além do desperdício de água e energia. Em contrapartida, na construção de projetos com container é possível fazer uma instalação comparativamente rápida e sustentável.
Vantagens do aluguel do container
Assim como a compra, o aluguel também apresenta vantagens que devem ser consideradas em casos específicos. Conheça algumas delas!
Custo de aquisição
Nos casos em que há um tempo curto e estimado para o uso do container (como em obras), o aluguel da estrutura pode ser a melhor opção.
Por exemplo: um container do modelo Dourado, tipo prata e com baixo nível de customização, tem valor médio de locação de R$1.200,00. Para compra, o valor é quase 20 vezes maior: R$25.000,00. Seria necessária uma obra com duração de 20 meses para que o custo do aluguel se equipare ao da compra.
Menos impostos
Por se tratarem de bens móveis e não propriedades, os containers não estão sujeitos à tributação de um imóvel. Embora sejam cobrados impostos, eles são bem menores quando comparados aos licenciamentos de construções em alvenaria.
Essa é uma maneira de diminuir custos e evitar que erros sejam cometidos em relação ao pagamento equivocado ou atrasado das taxas.
Grandes terrenos
Ainda que a compra seja uma opção quando existe um grande terreno, o aluguel é uma alternativa se o objetivo é ter mobilidade, ou seja, a possibilidade de mudar a estrutura de lugar. Isso acontece porque, quando é necessário ter pontos de apoio ou dormitórios em pontos diversos, é impossível deslocar uma estrutura fixa feita de alvenaria.
Por isso, alugar mais de um container e colocá-los em diferentes pontos da obra ou da fazenda também é uma boa ideia, além da economia de tempo e dinheiro nesse processo.
Manutenção
Os containers precisam de pouquíssimas manutenções devido à qualidade do material de que são feitos. No entanto, quando são necessárias, ficam sob a responsabilidade do proprietário que comprou a estrutura.
Ao ser alugado, os consertos e melhorias ficam sob responsabilidade da empresa locatária (exceto em casos de mau uso). Sendo assim, torna-se dispensável adquirir e armazenar ferramentas ou peças específicas para isso.
Agora você já sabe que a escolha por comprar ou alugar um container depende de algumas variáveis, como os objetivos do projeto, o custo-benefício, o local e até mesmo a manutenção. Um detalhe: se você decidir pela compra, saiba que em algumas situações existe a possibilidade de comprar o container mesmo depois de um tempo de locação.
Se você ainda não se decidiu se compra ou aluga um container, não deixe de entrar em contato com a Miranda Container. Podemos ajudá-lo a decidir qual é a melhor opção para seu projeto, além de tirar suas dúvidas sobre os diversos materiais e modelos disponíveis no mercado.