Você sabe as vantagens de acomodar colaboradores em containers?

Você sabe as vantagens de acomodar colaboradores em containers?

Por contarem com demandas esporádicas de colheita e plantio, grande parte das fazendas no Mato Grosso necessitam acomodar uma quantidade significativa de colaboradores em alguns períodos do ano. Nesse contexto, adotar um alojamento temporário de container pode ser uma ótima alternativa.

Além de serem mais baratos do que as construções em alvenaria, esses tipos de alojamento contam com uma série de vantagens que acabam beneficiando tanto os fazendeiros quanto os colaboradores.

Neste texto, apresentaremos as principais delas e mostraremos algumas importantes opções de container para alojamento que você deve conhecer. Fique ligado!

De que maneira os containers podem ser empregados como alojamentos temporários?

Antigamente, as únicas opções de alojamento disponíveis eram as construções em alvenaria, madeira e barro, ou as instalações montadas com lonas e outros tipos de materiais precários. Essas formas, no entanto, ou eram muito dispendiosas ou acabavam comprometendo a segurança e o conforto de quem se hospedava nelas.

Inclusive, por determinações da Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18), muitas delas passaram a ser consideradas ilegais, já que não atendiam os requisitos mínimos exigidos pelo Ministério do Trabalho (MTE).

Em meio a isso, uma interessante opção que surgiu — e foi ganhando força aos poucos — é a dos alojamentos temporários de container. Com estruturas moldadas especificamente para esse fim, eles podem ser bastante úteis para hospedar colaboradores durante períodos específicos do ano.

Os containers podem ser planejados em diferentes extensões e hospedar quantidades variáveis de profissionais. Além disso, dependendo da intenção do contratante, algumas de suas plantas também podem contar com banheiros.

Esse fator faz com que os containers sejam empregados, inclusive, por empreiteiras, construtoras e prestadoras de serviços em geral. Em todos esses contextos, eles acabam sendo altamente satisfatórios não só para o conforto dos profissionais, como para a redução dos custos das empresas — que podem transportar o container após o término do projeto.

Abaixo, veremos as principais vantagens de optar por esses tipos de alojamento para a hospedagem de colaboradores. Continue a leitura!

Quais são as principais vantagens de acomodar colaboradores em containers?

No tópico acima, você pôde ver que os containers estão ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é acomodação de colaboradores.

Tendo isso em vista, explicaremos, abaixo, quais são as principais vantagens que eles oferecem e que acabam sendo fundamentais para esse sucesso.

Velocidade na construção

A primeira grande vantagem de empregar um container como alojamento é que há uma velocidade significativa em sua construção. Esse fator faz com que os containers sejam, inclusive, interessantes alternativas para casos emergenciais.

Dessa forma, caso você precise contratar alguns colaboradores de última hora e não tenha onde hospedá-los, os alojamentos de container podem ser disponibilizados de maneira bem rápida, se consolidando como uma importante alternativa nessas ocasiões.

Quando disponíveis em estoque, a disponibilização do container costuma durar, no máximo, 30 dias. Ou seja, leva muito menos tempo do que a construção de um alojamento em alvenaria, não é mesmo?

Baixo custo

Um outro fator bastante relevante é que os containers têm um baixo custo quando comparados às outras formas de construção.

Assim, sobretudo quando não contam com revestimentos e acabamentos extras, eles podem ser comprados a um baixo custo e, inclusive, poupar possíveis despesas extras as quais você poderia ter com outros tipos de construção — como a contratação de mão de obra, procura por materiais etc.

Temperaturas agradáveis

Além disso, por mais que os containers alojamento sejam entregues com uma estrutura propícia para a instalação de ar condicionado, muitas vezes, nem é necessário que eles sejam adotados.

Os containers são bastante arejados à noite e, mesmo quando instalados em regiões quentes, podem conferir bastante conforto aos profissionais hospedados por lá. As casas de alvenaria, por sua vez, costumam ter uma temperatura interna superior à dos containers no período da noite, precisando, em muitos dos casos, da utilização de um ar condicionado.

Isso acaba aumentando o consumo de energia e acarretando em ainda mais custos aos gestores das fazendas. Vale ressaltar que, se o container for do tipo reefer, que é aquele que conta com revestimento de fábrica, ele fica com a temperatura amena até mesmo no período diurno.

Possibilidade de mudança

Uma outra grande vantagem propiciada pela utilização dos containers como alojamento diz respeito à facilidade de transportá-los.

Ao contrário das construções em alvenaria, por exemplo, os containers não ficam sujeitos a apenas um lugar, podendo ser facilmente transportáveis caso o local mais conveniente para a instalação de um alojamento mude, — seja por motivos climáticos, de mudanças nas plantações, entre outros.

Essa vantagem é ainda mais significativa quando a instalação é empregada em um local provisório. Caso, ao final da obra, o alojamento de container não seja mais útil em algum local específico — como nas situações em que ele é utilizado em obras de construtoras —, ele pode ser facilmente retirado do local.

Isso não seria possível, por exemplo, se o alojamento utilizado fosse de alvenaria. O final do projeto demandaria a demolição do local, o que acarretaria, evidentemente, em algumas despesas.

Facilidade de limpeza

Ainda que os containers possam contar com diferentes tipos de acabamento interno, normalmente, eles são bastante fáceis de higienizar, — fator que é fundamental para o sucesso de um alojamento.

Os containers contam com uma estrutura simples e que não tem muitos segredos em relação à limpeza. Quando são utilizados em sua forma bruta, inclusive, os containers dry ou reefer têm diferentes tipos de aço como acabamento interno, material que é significativamente mais fácil de higienizar do que paredes de alvenaria.

Estética atrativa

Por fim, uma última vantagem de acomodar colaboradores em containers é que eles podem oferecer uma estética bastante atrativa, fator que acaba propiciando mais conforto.

Dessa forma, sobretudo quando contam com acabamentos melhores e pinturas bem-feitas, os containers podem impressionar também em sua beleza. Por mais que, para determinadas pessoas, esse pareça ser um aspecto irrelevante, a estética do container faz muita diferença no cotidiano de quem fica alojado por lá.

Quais são as opções de alojamento temporário de container oferecidas pela Miranda Container?

No tópico acima, você viu que são muitas as vantagens de se utilizar containers para acomodar colaboradores. Com isso, é hora de ver quais são as principais opções disponíveis para que você empregue containers como alojamento em sua fazenda.

Veja abaixo os três modelos específicos para alojamento com os quais a Miranda Container trabalha:

Lambari

Um dos mais indicados para alojar colaboradores, o container do modelo Lambari é o mais básico para fins de alojamento. Ele é um container de 6 m, com uma divisória no meio e que suporta até quatro beliches, ou seja, podendo hospedar até 8 pessoas.

Pirarucu

Considerado uma versão estendida do Lambari, o container Pirarucu tem 12 m de comprimento. Assim, ele suporta oito beliches e pode acomodar até 16 colaboradores, sendo bastante útil para fazendas.

Ele conta com 4 ambientes que, por sua vez, têm uma porta e uma janela cada. Além disso, seguindo as normas do NR 18, ele tem 3 divisórias subdividindo sua área interna.

Dourado

Por último, o container do modelo Dourado é um tipo específico para quem quer contar com um banheiro no alojamento. Dessa forma, ele é um pouco mais diferente dos citados acima, podendo alojar até dois beliches. Os containers desse tipo são mais indicados para alojamentos que, evidentemente, não contam com um banheiro por perto.

Todos os modelos da Miranda podem ser comprados com diferentes tipos de acabamentos, o que faz com que o container entregue atenda às expectativas dos clientes da melhor forma possível e seja utilizado nas mais diversas áreas.

E então, conseguiu entender quais são as vantagens de acomodar colaboradores em um alojamento temporário de container e quais são as melhores opções para isso? Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades sobre containers!