O que é uma construção sustentável? Entenda mais!

O que é uma construção sustentável? Entenda mais!

 

Se tem algo que está presente na vida de todos é a construção civil. Afinal, é ela que cria alguns dos itens mais importantes para toda a sociedade, como casas, edifícios, hospitais e muito mais. Só que, com o passar dos anos, o impacto desse desenvolvimento ao meio ambiente tem sido enorme, por isso, é preciso pensar na construção sustentável.

Muito mais que isso, a redução de custos também está em pauta e quanto mais for possível poupar, melhor. É importante ressaltar que, não é porque algo é construído do zero que precisa ser caro. Sem contar na quantidade de materiais que são jogados fora e poderiam ser reaproveitados de uma forma inteligente e amiga do meio ambiente.

Então, quer saber mais sobre construção sustentável? Confira abaixo tudo sobre o tema e comece a repensar várias atitudes!

O que é a construção sustentável?

Uma obra que tem o selo de construção sustentável é aquela que segue várias diretrizes com foco na sustentabilidade e uso inteligente de materiais e recursos. E isso vale para todas as etapas do projeto. Assim, a preocupação em usar a obra-prima de forma racional e potencializar o reaproveitamento de resíduos está sempre em primeiro lugar.

Vale dizer ainda que uma construção sustentável é pensada para muito além do uso correto de materiais, mas visando garantir a melhor qualidade de vida possível aos seus usuários e, como foi dito, eliminar qualquer dano ao meio ambiente.

Por que optar por uma construção sustentável?

São vários os fatores que podem levar você a optar por uma construção pensada na sustentabilidade. Lembre-se de que não importa onde você está, se é na cidade ou em uma fazenda, por exemplo, o que importa é a forma como se propõe a construir o que precisa e de que forma pretende poupar recursos.

Pensar na construção sustentável é garantir que tudo o que será usado durante o projeto terá um destino claro e com enormes chances de reaproveitamento ou de uso total. Isso quer dizer que você não precisará comprar enormes quantidades de matéria-prima, pois saberá usar o que tem e de maneira totalmente racional.

Ao final, uma das grandes vantagens em apostar na construção sustentável é o corte de custos, além de melhorar o trabalho dos profissionais que estão envolvidos, já que até a rapidez no avanço da obra será significativo.

Quais são as principais técnicas usadas?

Para começar, é preciso criar um projeto que tenha em mente a rotina dos moradores, os aspectos climáticos e geológicos do local escolhido, além do orçamento que será destinado para a construção. A partir disso, é preciso definir qual técnica será usada no projeto, e algumas opções sustentáveis que existem são bem interessantes. Veja só!

Retrofit

Aqui, nada mais é do que a atualização de construções, como casas e edifícios em geral, que já existem, mas precisam de componentes modernos e com o selo de sustentabilidade. O que é bem bacana na técnica de Retrofit é que não há a necessidade de realizar uma grande reforma, o que já diminui consideravelmente o impacto nas pessoas ao entorno.

O projeto consiste na instalação de uma ou mais paredes verdes, que terão uma irrigação automatizada e com grande aproveitamento da água da chuva. Tudo isso valorizará esteticamente o imóvel, além de promover uma temperatura interna muito mais amena e com qualidade de ar bem melhor.

Construção modular

O principal benefício da construção modular é que ela é feita de maneira seca, diminuindo o desperdício de materiais, o que impacta diretamente na formação de entulho. São usados módulos habitacionais, feitos sob medidas que já são padronizadas.

Outro detalhe importante é a rapidez com que o projeto é construído e, ao mesmo tempo, a economia com mão de obra especializada. As estruturas são acopladas e encaixadas de forma perfeita e recebem ainda tratamento termoacústico. O resultado é a temperatura amena dentro da construção, conforto para os moradores e menores entradas de ruídos externos.

Casas pré-fabricadas

Você já ouviu falar de construções que são feitas com a reutilização de contêineres? Pois é, esse tipo de casa usa de forma inteligente esses materiais que seriam deixados de lado, mas com enorme potencial para servirem em diversos projetos, não somente domiciliares, mas também para empresas e como depósito para materiais em geral.

Para que o container adquira o formato ideal para habitação, é preciso também fazer um tratamento termoacústico em todas as paredes, além do uso de telhas térmicas ou, até mesmo, um telhado verde, proporcionando ainda mais sustentabilidade à moradia.

No quesito design e decoração, o container também sai na frente, pois as possibilidades de cores e ambientes criados nele são infinitas — basta você soltar a sua imaginação e criatividade!

E o melhor de tudo: o container pode trazer mobilidade para qualquer projeto. Como ele é de fácil transporte, você poderá fazer mudanças que sejam de seu interesse, a única preocupação será com a parte elétrica e hidráulica, mas, mesmo assim, será menos custoso do que apostar em um outro projeto.

Jardim vertical

No jardim vertical o que mais chama atenção é o fato de colocar uma área verde em um dos lados da construção, mas que pode ser estendido a outras áreas também. Essa técnica tem sido muito utilizada em grandes centros ou cidades com enorme aglomeração de pessoas e que quase não tem mais parques e vegetação ao seu entorno.

Além de deixar a construção muito bonita, o jardim vertical proporciona um ambiente mais saudável, com boa qualidade do ar e ainda ajuda a natureza. Para quem não tem muito espaço, ele se torna uma alternativa muito bacana e não tão complicada de colocar em prática.

Como você viu, existem algumas técnicas de construção sustentável muito interessantes e que podem ser feitas de maneira rápida e, principalmente, poupando matéria-prima e custos. Em todos esses exemplos, o mais importante é sempre pensar de que maneira você pode contribuir para o meio ambiente, de forma inteligente e que seja, ao mesmo tempo, moderna e eficaz para as necessidades das pessoas no dia a dia.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais, assim você ajudará os seus amigos a saberem como é importante apostar na construção sustentável!