Entenda a importância do uso de container na agricultura

Entenda a importância do uso de container na agricultura

Muito conhecidos por sua aplicação na indústria naval e no comércio exterior, já que são os principais meios de armazenar e transportar qualquer tipo de produto nos navios, deixando um porto e embarcando em outro, os containers também têm sido cada vez mais utilizados em uma área que vive em franca expansão: com o uso de container na agricultura.

Seja no armazenamento de máquinas, equipamentos ou sementes, em seu desempenho como guardião de defensivos agrícolas e até mesmo como substituto de estruturas clássicas para a construção, o uso de container na agricultura tem conquistado cada vez mais o mercado: especialmente, porque o equipamento conta com características valiosas, como a limpeza, praticidade e economia, por exemplo.

No texto de hoje, listaremos alguns dos principais usos do container na agricultura, suas vantagens e as aplicações que devem surgir com o passar dos anos. Boa leitura!

Usos do container na agricultura

1. Depósito e almoxarifado

O formato é praticamente o mesmo daquele container que desembarca no porto. A estrutura só é transportada para dentro da fazenda, onde é bastante utilizada para guardar ferramentas, equipamentos, pequenas máquinas e outros tipos de materiais.

Além disso, alguns setores administrativos já estão começando a ser levados para estruturas construídas dentro de containers. Isso se aplica ao almoxarifado, portaria e escritório, por exemplo.

2. Armazenamento de defensivos agrícolas

Por causa do risco de contaminação do solo ou do meio ambiente, de forma geral, os containers que servem como depósitos de defensivos agrícolas sofrem algumas modificações estruturais. As paredes são feitas de chapas de aço e o piso é revestido com cerâmica.

Além disso, há outros cuidados que devem ser tomados, como a cobertura com telhado extra para evitar a incidência de goteiras, e a ventilação, garantindo maior controle da temperatura interna por meio da circulação de ar.

3. Pontes de container

Outro tipo de utilização dos containers, que acaba tendo um uso importante para a agricultura, são as chamadas pontes de container. Ela é uma alternativa mais barata, rápida e segura quando se tem a necessidade de fazer a ligação entre as duas margens de um córrego ou rio.

A estrutura robusta do container e sua fácil instalação ajudam no processo. Em alguns casos especiais, é preciso reforço de concreto ou outros tipos de materiais. No entanto, o resultado final é uma ponte segura, feita com material forte e bem mais ágil na hora de entregar.

4. Depósito de sementes

O uso de containers, enquanto depósitos de sementes, tem uma importância especial para os agricultores que dependem de estocá-las para conseguir melhores resultados na plantação. Ao mesmo tempo, é bastante difícil manter as condições necessárias para uma boa estocagem de sementes.

Em primeiro lugar, não custa lembrar que as sementes são seres vivos e precisam de condições especiais que envolvem controle da temperatura, umidade e limpeza para manterem suas características e aspectos visíveis.

Os containers oferecem soluções mais eficientes que armazéns ou galpões devido às suas características, como a possibilidade de instalação de ar-condicionado — que pode manter a refrigeração em torno dos 15°C. A hermeticidade é outra característica importante, que garante maior controle da umidade e limpeza do local, isolando as sementes da infestação de bichos e pragas.

Como o uso de container na agricultura tem revolucionado o setor

Além das diversas utilidades que mostramos sobre o container na agricultura, seja no seu uso como local de armazenamento seguro de sementes ou de defensivos agrícolas, como agrotóxicos e pesticidas, há outras maneiras de pensar a utilização dessas estruturas visando o desenvolvimento de uma fazenda (ou mesmo de todo o setor agrícola).

Uma das formas dos containers melhorarem a agricultura tem a ver com as construções. Tradicionalmente, as construções em alvenaria são as estruturas mais utilizadas nas fazendas, seja para construir um escritório que pode gerenciar as atividades no campo, seja para alojamento de trabalhadores durante um período determinado.

distância das fazendas para pontos comerciais, e até mesmo a dificuldade de deslocamento em estradas de terra — o que é uma realidade em quase todo o país —, é um dificultador na hora de comprar e estocar os mais diversos materiais, como tijolos, cimento, areia, brita, entre outros.

Por esses e outros motivos é que os containers têm sido adaptados para conseguirem abrigar trabalhadores da construção civil ou outros colaboradores. E uma justificativa mais que plausível são os altos custos e a demora para a entrega do projeto.

A agilidade na entrega é um dos fatores que também pesa na contratação desse tipo de serviço. Um projeto costuma levar, em média, 30 dias para ser entregue — um prazo muito insatisfatório se compararmos com as soluções que envolvem a construção em alvenaria até as últimas consequências.

O container e o futuro da agricultura

Muitas empresas e especialistas apostam que o futuro da agricultura não está mais vinculada somente ao campo. Apesar das áreas rurais demonstrarem todas as condições necessárias para o plantio, o conceito de agricultura urbana tem, cada vez mais, ganhado terreno. E o uso de containers está diretamente ligado a isso.

Estudos mostram que o plantio de hortaliças hidropônicas em um container, como o alface, por exemplo, pode apresentar a mesma produtividade que a de 1 hectare de plantação.

Hoje em dia, já é possível fazer uso de containers como espécie de estufas para a produção de alimentos. Devido a isso, a tecnologia tem um papel significativo nesse quesito: iluminação de LED, climatização ideal por meio de ar-condicionado, monitoramento por sensores e até controle do ambiente via aplicativo para smartphone, todos esses exemplos já permitem o cultivo de  vegetais, hortaliças ou legumes com um nível de precisão muito grande.

Outra vantagem que joga a favor da agricultura urbana com containers é a maior facilidade logística. E isso tem uma explicação muito clara. Se um produtor no interior do país está preocupado em como fazer para que seus produtos cheguem às metrópoles, esse problema não faria mais tanto sentido com o uso de containers na agricultura urbana.

Agora que você já está por dentro do uso de container na agricultura, temos um convite especial: que tal assinar nossa newsletter e continuar por dentro desse e de outros assuntos relevantes?