App de agricultura: conheça os 9 principais!

app de agricultura

App de agricultura: conheça os 9 principais!

O avanço das tecnologias facilitou uma série de aspectos do gerenciamento da vida no campo. Nesse contexto de evolução do maquinário e acesso à informação, lançar mão de um app de agricultura possibilitou ao agricultor o monitoramento das culturas pelo próprio telefone celular, auxiliando no controle sobre a propriedade e suas demandas.

Pensando em utilizar dessa ferramenta tecnológica para administrar a rotina na zona rural, elencamos os 9 principais aplicativos de agricultura para orientar ações importantes do produtor e, dessa maneira, melhorar a saúde financeira da fazenda. Não deixe de conferir!

1. AgroMapp

O AgroMapp é um aplicativo gratuito que foi construído para permitir a organização de informações sobre o cultivo ao agricultor. Para tanto, o app disponibiliza dados sobre as formas de plantio, reconhecimento de pragas na fazenda e possíveis soluções para o crescimento saudável da semente.

O aplicativo é um dos mais completos no mercado, uma vez que conta com um catálogo geral de culturas, indicando o manejo correto de cada uma delas e os suplementos necessários para a proteção contra doenças e pragas. Você poderá encontrar o AgroMapp nos sistemas operacionais Android ou IOS.

2. Yara CheckIT

Yara CheckIT é um app que auxilia o produtor rural no cultivo de sementes. Para tanto, indica possíveis deficiências nutricionais por meio de fotos em alta definição e informações como localização de sintomas e causas suspeitas.

O sistema ainda fornece referências para que o agricultor consiga verificar até que ponto esse problema afeta a cultura. Dessa forma, além de tratar, você poderá prevenir deficiências no cultivo. O app também está disponível nos sistemas Android e IOS.

3. Agritempo GIS

O prejuízo financeiro em decorrência da ação climática é recorrente no campo. Por esse motivo, torna-se imperativo diminuir as incertezas e prever condições do tempo para evitar consequências que prejudicam as operações agrícolas.

O app Agritempo, gratuitamente disponível no sistema Android, auxilia o agricultor desde a identificação do melhor momento para o plantio até a colheita. Desenvolvido pela Embrapa, o recurso permite o acesso a dados agrometeorológicos de forma facilitada nos mais diversos municípios brasileiros.

4. AgroPocket

O AgroPocket é um aplicativo construído para facilitar as atividades do produtor rural. Para tanto, disponibiliza informações sobre gestão de negócio e propriedade. O app permite criar um perfil de solo correto e mensurar a aplicação de defensivos. Por isso, além de melhorar a produção, essa ferramenta permite controlar os desnecessários custos na fazenda.

Nele, você poderá encontrar uma calculadora de adubação, de calagem e de plantio, além de poder contar com um espaço para a conversão do produto que produz para as cotações agrícolas das bolsas de valores de Chicago e Nova Iorque. Vale lembrar que o app está disponível nos sistemas Android e IOS.

5. Gestão Agro

Gestão Agro é um app que ajuda a monitorar toda a lavoura, identificando regiões que precisam de atenção por meio da emissão de relatórios. O aplicativo envia, por e-mail, todas as informações necessários para que o produtor rural cuide do plantio de maneira adequada.

Além disso, a ferramenta permite a pesquisa e a identificação de clientes próximos para a venda dos produtos. Essa facilidade, da mesma maneira, encontra-se disponível nos sistemas operacionais Android e IOS.

6. AccuWeather

Prever as condições climáticas é fundamental para a vida no campo, uma vez que instabilidades diversas podem interferir no bom desenvolvimento das culturas e, portanto, no balanço financeiro anual. Foi pensando nisso que o app AccuWeather foi construído.

Com previsão precisa sobre possíveis interferências climáticas, o aplicativo é  uma ferramenta de uso diário que auxilia na gestão das lavouras. O recurso está disponível para download tanto no sistema Android quanto no IOS.

7. BNDES Agro

O BNDES é um grande financiador de investimentos no setor agropecuário brasileiro. Por esse motivo, é interessante que o produtor rural fique atento às atualizações da instituição para verificar as possibilidades de linhas de crédito.

O aplicativo, nesse sentido, busca facilitar o acesso a essas informações, permitindo a conferência das opções de financiamento para cada caso e disponibilizando uma agenda de eventos de agricultura para que o usuário se mantenha atualizado quanto à cena nacional.

Por meio dessa ferramenta, é possível simular o valor das parcelas do benefício concedido pelo banco e pesquisar fornecedores credenciados a ele. O aplicativo encontra-se disponível nos sistemas Android e IOS.

8. AEGRO

A organização é indispensável para a vida no campo. Pensando nisso, o app AEGRO foi desenvolvido para auxiliar no gerenciamento rotineiro do produtor rural. A ferramenta disponibiliza diversos sistemas de prático manuseio para planejar orçamentos de safras, controlar estoques e monitorar custos e gastos.

Dessa forma, o controle sobre as atividades administrativas se torna mais prático e eficiente, o que permite uma melhor observação dos recursos disponíveis e das movimentações financeiras, tarefa essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. O AEGRO está disponível no Android e no IOS.

9. ADAMA Alvo

O app, disponível para Android e IOS, busca ajudar o produtor rural a identificar pragas e doenças nas lavouras de cultivo. Por meio de um banco completo de imagens, o usuário poderá reconhecer problemas e, dessa maneira, providenciar os cuidados necessários para a saúde das plantações.

O aplicativo permite, também, enviar fotos à equipe da Adama para receber auxílio e recomendações personalizadas para o cultivo do produto. Esse suporte, sem dúvidas, traz segurança ao produtor e deixa-o mais confiante para a colheita.

O uso das tecnologias em propriedades rurais tem se mostrado extremamente eficiente. Além de facilitar o monitoramento das culturas e do plantio, essa integração permite reorganizar o dia a dia do produtor rural e criar rotinas efetivas para a administração das atividades. 

A utilização de um app de agricultura, nesse sentido, permite que o gerenciamento da fazenda seja feito por meio do próprio aparelho celular ou outro dispositivo móvel. Isso possibilita ao gestor controlar sua produção de qualquer lugar e, dessa forma, garantir praticidade e, claro, retorno financeiro.

Agora que você já sabe sobre apps de agricultura, que tal completar a leitura e conhecer mais sobre as possibilidades das tecnologias em propriedades rurais? Até lá!