Tipos de Containers

Tipos de Containers

Neste texto vamos falar dos diferentes tipos de containers e quais são apropriados para cada situação.

Não temos dúvida que após a leitura deste texto você conseguirá imaginar inúmeras situações em que um container poderia ser uma ótima solução para os seus problemas.

Vamos lá?

Container dry

O container dry é o mais comum em todo o mundo. Por isto ele possui uma grande variação para as mais diferentes aplicações, como você verá nos outros modelos que iremos falar abaixo.

Fabricados com aço corten, uma liga de aço 75% mais resistente que o aço convencional ele é perfeito para resistir as mais variadas ações do clima. Além de poder ser mantido a céu aberto, sem comprometer a sua estrutura e sua carga.

Por conta da sua grande versatilidade o container dry vem sendo utilizado para cargas em gerais, podendo ser estocado os mais diferentes tipos de produtos.

Ele também atende muito bem a demanda para projetos personalizados.

O Container Dry, sem ser modificado é todo fechado, possuindo apenas duas portas traseiras para carga e descarga.

Na grande maioria das vezes as medidas do container dry são de 20 pés (6 metros) ou 40 pés (12 metros) com altura de 2,60 metros.

Container HC ou High Cube

Container HC - 40 pés

Em termos de estrutura o container HC é muito semelhante ao container dry, o que muda basicamente é a altura do mesmo.

Os modelos de Container High Cube são 30 centímetros mais altos que o container dry, por isto eles comportam um pouco mais de carga.

Este container é muito utilizado em situações que envolvam refrigeração e habitação de pessoas, pois por ele ser mais alto, existe a vantagem para alocação da estrutura necessária para refrigerar e também oferece mais espaço para projetos personalizados.

Por conta desta diferença na sua altura ele é o mais indicado para se desenvolver casas, escritórios ou outros projetos voltados para as pessoas.

Container Reefer ou Refrigerado

 

O container reefer ou refrigerado é o modelo indicado para situações bem específicas, ou seja, situações em que seja necessário conservação ou congelamento de produtos diversos.

Junto do mesmo é necessário todo o revestimento e também a instalação de todo o equipamento para refrigeração.

Por conta destes detalhes este container contém um menor espaço físico que os demais, pois o revestimento e o equipamento para refrigeração são obrigatórios.

Este container pode trabalhar com temperaturas que variam entre -25°C e +25°C, porém estas temperaturas estão diretamente ligadas a qualidade do equipamento que o acompanha.

Um detalhe importante é que ao invés de ser fabricado com aço corten, o Container Refrigerado é fabricado com aço inox ou duralumínio.

Container Tanque

Assim como o Container Reefer, o container tanque também é utilizado em situações bastante específicas.

É muito comum vê-lo atrelado a cargas líquidas (combustíveis ou produtos químicos) ou de gases.

Este tipo de container exige todo um aparato de segurança e deve seguir algumas normas técnicas bastante rigorosas, pois na grande maioria das vezes a sua carga tem alto grau de periculosidade.

Container Open Top

Também utilizado em situações bastante específicas o container open top se assemelha muito à uma carreta (semirreboque), pois o mesmo não tem a parte superior, ou seja, o teto é aberto dispondo de alguns arcos removíveis, sendo encoberto apenas por uma lona e o seu piso é feito de madeira.

Este tipo de container é indicado para cargas que não conseguem ser carregadas através das portas do container, geralmente são cargas maiores como máquinas, pedras, materiais de construção, vidros ou até peças para os mais variados tipos de produtos.

As medidas e estruturas seguem o padrão de containers dry.

Container Open Side

Muito parecido com o Open Top, o container open side possuí apenas três paredes, sendo que uma de suas laterais é aberta.

Por conta desta lateral aberta ele pode ser utilizado com baias internas, separado ambientes ou até mesmo utilizado para transporte de animais ou cargas que necessitem de uma largura maior.

As medidas e estruturas seguem o padrão de containers dry.

Container Ventilado

container-ventilado-20-pes-miranda-container

Este container é para aquelas cargas que precisam “respirar”. Mas isto não quer dizer necessariamente que sejam cargas vivas.

A estrutura é a mesma de um container dry, porém no teto e nas laterais existem pequenas aberturas para entrada e saída de ar, fazendo que a carga seja ventilada.

Geralmente este tipo de container é utilizado para produtos como café, cacau, sementes, cebola e outros produtos do gênero.

Container Bulk

continar-bulk-20-pes-miranda-container

 

O container bulk ou graneleiro também segue a estrutura de um container dry, porém como ele é projetado para cargas a granel, o mesmo possui algumas aberturas e escotilhas para carregamento e descarregamento de cargas.

São container ideais para cargas de sementes, grãos, areia ou pedras pequenas, podendo ser facilmente transportado de um lugar para outro.

Container Flat Rack

Container Flat Rack - 20 pés

Quando você ver este container, dificilmente vai saber que o Flat Rack é de fato um container.

Este modelo é uma mistura de Open Top e Open Side, ou seja, ele é aberto no teto e nas laterais, tendo apenas o piso e as cabeceiras em cada extremidade.

Este container é muito comum para grandes cargas.

Cargas que extrapolem os limites de altura e largura de um container padrão.

São bastante utilizados para transporte de grandes peças, maquinários agrícolas e da construção civil.

 

Agora que você já conhece os tipos de containers, suas variações e para quais situações cada um é indicado, você pode tomar melhor as suas decisões e começar a fazer as contas de quanto o seu custo irá reduzir após utilizar alguma de nossas soluções!

Nós da Miranda Containers somos especialistas em soluções em containers.

Trabalhamos com aluguel e venda de containers além de desenvolver projetos personalizados de acordo com as suas necessidades.

Fale conosco e teremos grande satisfação em lhe ajudar!