7 Motivos Para Investir Em Um Projeto de Container

Projeto de Container

7 Motivos Para Investir Em Um Projeto de Container

Talvez você já tenha escutado falar em projeto de container alguma vez. Antes utilizada apenas no transporte marítimo, essa estrutura metálica tem sido muito aplicada na construção civil no Brasil atualmente. Seja para as residências, ambientes empresariais ou de lazer, o container é capaz de atender às mais diversas necessidades.

Sem dúvidas, além de prática e moderna, é também uma opção sustentável e barata. Ou seja, é um investimento que vale a pena. Mas você realmente conhece as vantagens de escolher por esse tipo de construção?

Neste post, você vai aprender um pouco mais sobre ela e conhecer 7 motivos para investir em projeto de container.

1. Reusabilidade

sustentabilidade

A preservação do meio ambiente é questão que se destaca quando o assunto é container. Isso porque estimativas apontam que existem mais de 17 milhões de containers espalhados pelo mundo, sendo que, desses, apenas cerca de 6 milhões estão em uso. Ou seja, são 11 milhões de containers inutilizados.

Isso ocorre porque as empresas que exportam seus produtos deixam, após, as estruturas metálicas no próprio país de destino, tendo em vista o alto custo de se promover o retorno delas para o local de onde partiram. Acaba se mostrando como solução mais barata — e mais rentável, portanto — comprar outras novas. Assim, o emprego desse módulo metálico na construção civil após ter sido utilizado no transporte de cargas marítimo representa a possibilidade de redução de metais inutilizados e, em consequência, da formação de entulhos.

Outro ponto importante é que a obra que emprega o módulo metálico poupa o emprego de recursos finitos disponíveis na natureza, ou daqueles materiais que advenham desses. Isso se explica pelo fato de o container dispensar o uso de elementos como a água, a areia, a madeira, o ferro, o tijolo, a pedra etc. A utilização da estrutura pronta faz com que todas essas matérias-primas sejam desnecessárias. Em consequência, o consumo dessas é menor e a preservação do meio ambiente é, dessa maneira, potencializada.

A construção com container, ainda, permite manter até 90% do solo em que a obra é feita permeável. O que ocorre devido ao módulo metálico não exigir muitos pontos de apoio, de forma que é possível manter a geografia do solo. Isso, sem dúvidas, contribui para a manutenção de processos naturais como o ciclo da água, por exemplo.

2. Estética

casa-bonita-container

A inovação que os containers representam não se restringe ao aspecto sustentável. A estética desses módulos metálicos é outro ponto favorável. Além de revelarem beleza em suas próprias estruturas, que possuem aspecto de leveza, é possível, também, incrementá-las.

As possibilidades são várias, e vão desde a simples pintura do container, até a aplicação de diversos acabamentos. Entre as opções, estão o dry wall (também conhecido como gesso acartonado), o OSB, o PVC, o compensado naval, o painel isotérmico etc, sendo que cada tipo de acabamento atende a diferentes gostos, necessidades e possibilidades financeiras.

Além disso, o container admite a instalação de platibandas (mureta construída para esconder o telhado), beirais (prolongamento do telhado para proteção contra chuvas) e outras estruturas que reconfigurem sua estética. Tais possibilidades acabam por reforçar a capacidade do módulo metálico de atender aos desejos do proprietário da melhor maneira possível.

3. Agilidade

agilidade

Outra vantagem das obras que utilizam container diz respeito ao tempo. A disponibilização da estrutura ocorre em curto prazo, considerando a possibilidade de pronta entrega. Ademais, a velocidade para instalação dos módulos metálicos impressiona: um dia é tempo suficiente para tal. E não é necessário esperar mais para ter sua residência, escritório, depósito, bar ou lanchonete acabados, pois o piso, a parede e o teto do container também já vêm prontos.

Com a estrutura concluída em tão pouco tempo, as instalações elétricas e hidráulicas são de rápida e fácil execução. O mesmo vale para a abertura de portas e janelas que se façam necessárias, bem como para a aplicação de acabamentos, caso sejam da vontade do proprietário.

Em média, o tempo total para a conclusão da obra com container soma 30 dias, prazo considerado bem curto, se comparado às construções em alvenaria. Esse período se dá, no caso de existirem plantas específicas, como aquelas direcionadas a ambientes residenciais. Em containers para almoxarifados, por exemplo, em que não são necessárias tantas alterações na estrutura, a entrega pode ocorrer até mesmo de forma imediata.

A título de comparação, a construção de uma casa de alvenaria de até 3000m² pode levar até 8 meses, contando com a ajuda de uma equipe de até 5 profissionais trabalhando na obra. Isso, somado ao prazo normalmente exigido para a obtenção dos documentos necessários, é um ponto que reforça a certeza da escolha pela aquisição de containers para morar, trabalhar ou simplesmente armazenar.

Os benefícios dessa agilidade são potencializados quando se considera a destinação da construção final para empreendimentos, já que, nesses casos, quanto menor o tempo gasto com a obra, maior a possibilidade de lucro ao se iniciarem as atividades.

4. Preço

preço

Obter todos os benefícios que as obras com container proporcionam não significa ter que pagar caro. Mais uma vantagem dessas obras é a questão financeira. Isso abrange não só o menor preço do metro quadrado quando comparado com construções de alvenaria, mas também outros custos agregados que são dispensados quando se escolhem as estruturas metálicas.

O projeto de container não exige a preparação anterior do solo, como serviços de fundação e terraplanagem. O fato de o bloco metálico se sustentar nas 4 quinas permite o calçamento. Ademais, não há, nas obras com containers, a necessidade de gastos com colaboradores e, em consequência, alimentação e alojamento para esses. Ainda, não são exigidos dispêndios com projetos para a construção em si, bem como com para a logística da sua execução.

Outro fator que torna o container uma opção barata é a menor chance de imprevistos e falhas, que representam mais despesas. Isso porque, com uma estrutura pronta, disponibilizada e instalada, o processo pode ser monitorado de forma mais fácil e, os erros, controlados.

Nas obras com alvenaria, por outro lado, esses erros poderiam ser verificados somente no momento da execução, acarretando gastos extras. As construções tradicionais, ainda, podem sofrer com imprevistos como furtos nas obras, bem como a variação no preço dos materiais, o que não ocorre com os containers, pelo fato de já virem prontos e instalados para o proprietário.

Além disso, esse tipo de obra acaba gerando uma grande quantidade de entulhos e outros materiais, acarretando gastos com o recolhimento desses e a limpeza em geral. Tal não se observa quando se utiliza containers.

Por esses e outros fatores, o projeto de container representa uma economia de aproximadamente 15%, se comparado às obras em alvenaria. É uma diferença que faz seu dinheiro valer mais, já que poderá ser investido em outros aspectos da construção, como estrutura interna, acabamento, instalações elétricas e hidráulicas etc.

5. Praticidade

praticidade

Quando se pensa em container, as aplicabilidades são diversas. E é esse fator que revela a praticidade dos módulos metálicos. Com eles, é possível desenvolver os mais variados tipos de projetos, desde residências até bares e lanchonetes.

Por já ter uma estrutura pronta, a personalização de um container de acordo as necessidades do proprietário é de fácil execução. A partir de uma mesma base, podem ser construídas casas e alojamentos, banheiros, escritórios, depósitos, bares e lanchonetes. Até mesmo uma piscina pode ser construída utilizando o módulo metálico como “esqueleto”.

Além disso, depois de pronta a construção e já em uso, o container permite alterações futuras, caso seja a vontade do proprietário. É possível alterar a pintura, o acabamento, entre outros aspectos internos. Já externamente, é possível, inclusive, somar pavimentos à construção, tendo em vista que o container suporta o empilhamento de até 7 unidades.

Por tudo isso, a praticidade dessa estrutura se mostra não só no momento da construção, que já apresenta um amplo leque de possibilidades, mas também após, caso se queira dar outras destinações ou fazer alterações estéticas em seu interior.

6. Força

força

Projetados para armazenar até 30 toneladas de peso cada um e empilhar até 7 unidades carregadas, os containers são incrivelmente resistentes. Essa resistência se verifica, ainda, na durabilidade do aço córten, que constitui a estrutura desses módulos metálicos. Isso porque esse material de possível utilização na produção do container é capaz de resistir por mais de 100 anos. Soma-se a isso o fato de esse módulo metálico ser à prova de fogo, de água e de intempéries.

Tais características colaboram na praticidade do containers, permitindo que esses possam ser aplicados para diferentes funções, inclusive aquelas que exigem força para sustentar objetos mais pesados. Elas permitem, ainda, que possam ser formadas construções com até 7 andares, o que pode ser feito no momento da execução ou em ocasiões futuras à obra original, caso o proprietário mude de ideia quanto à composição da construção.

7. Mobilidade

Resultado de imagem para container mobilidade

Como estruturas prontas e de fácil transporte, a mobilidade é um fator que coloca os containers em destaque. Além da já usual possibilidade de movimentá-los, pode-se adquirir um modelo que possui rodas, um cabeçalho e um cambão. Assim, eles podem ser conectados a caminhonetes, tratores ou meios de transporte semelhantes, uma vez que são estruturas relativamente leves.

Isso é relevante, principalmente em situações em que, após a instalação da estrutura, seja necessário retirá-la de um local e instalá-la em outro distinto. É o que ocorre, por exemplo, em fazendas arrendadas, muito comuns de serem vistas nas regiões rurais do estado do Mato Grosso.

Nessas fazendas, é estabelecido um contrato de arrendamento, em que uma parte recebe uma renda e permite a utilização de suas terras para que se produza nelas. Dessa forma, produtores, da agricultura ou da pecuária, que não possuem condições financeiras para adquirir propriedades, podem continuar exercendo suas atividades por conta própria. É uma opção vantajosa, tendo em vista que é mais barata para aquele que produz, se comparada à aquisição de um novo local.

Contudo, estabelece-se que o uso dessas terras deva ocorrer por um tempo determinado, geralmente por 10 anos. Soma-se a isso a necessidade de ter instalada, na propriedade, uma estrutura que atenda ao processo de produção, evitando-se o transporte de trabalhadores por longas distâncias, o que representaria gastos extras.

Essa mesma estrutura pode, até mesmo, servir de moradia para o próprio produtor durante a exploração da atividade na terra. Esses fatores acabam gerando o impasse acerca do que se pode fazer com a obra que já foi instalada na propriedade para esses fins.

O container surge, então, como solução para esse problema. A possibilidade de transportá-lo permite que o produtor o instale no local em que produz e, após o término do contrato de arrendamento, possa levá-lo para outro lugar e, depois, reaproveitar a estrutura já adquirida. Dessa forma, as necessidades de ambas as partes são atendidas e o produtor não perde dinheiro com construções que posteriormente seriam sucateadas.

Por todos esses aspectos apresentados, pode-se ver que o projeto de container é a solução ideal para que se tenha uma construção que seja, ao mesmo tempo, sustentável, bonita, de rápida execução, baixo custo, prática, com grande resistência e durabilidade e de fácil mobilidade.

Além disso, é uma estrutura que permite aplicabilidades diversas, bem como eventuais alterações futuras, de acordo com os interesses e necessidades do proprietário. Ele consiste, então, em uma alternativa de fácil acesso e excelente custo-benefício.

Gostou de saber um pouco mais sobre projetos de container e seus benefícios? Então siga a nossa página no Facebook para obter mais informações!