Como fazer silagem na fazenda? Aprenda agora!

Como fazer silagem na fazenda? Aprenda agora!

Uma das melhores formas de complementar a alimentação do rebanho é usando a silagem. Além de garantir a nutrição em períodos de estiagem, ela potencializa os resultados obtidos apenas com a pastagem. Mas você sabe como fazer silagem de boa qualidade?

Antes de explicarmos como fazer, é necessário que você saiba que a silagem é um processo de armazenamento da forragem, que pode ser de milho, sorgo, capim ou cana-de-açúcar. Ele garante que seja mínima a perda nutricional do alimento e pode ser armazenado por longos períodos, devido ao processo de fermentação.

Se ficou interessado por este tema, continue com a leitura e amplie sua produtividade no campo.

Planejamento

Como em qualquer área, o planejamento é essencial para se ter sucesso. Conhecendo cada etapa do processo o resultado pode ser surpreendente. Por isso, o primeiro passo para uma boa silagem é planejar riscos, custos e realizar um estudo detalhado do que se pretende fazer.

Lembre-se ainda que a silagem não é apenas para tratar o rebanho nos momentos de estiagem, podendo ser usada como complemento da alimentação, o que maximizará os resultados. Por isso, dê atenção aos tratores, ensiladeiras, caminhões e mobilidade de estruturas necessárias antes de iniciar o trabalho propriamente dito.

Solo

Uma análise do solo deve ser feita periodicamente para saber quando é necessário realizar correções. Isso é fundamental para que a cultura escolhida possa absorver o máximo de nutrientes possível e ter o crescimento dentro do esperado.

Além da correção, lembre-se também de fazer uma boa adubação e manter o solo livre de ervas daninhas e pragas, para que o desenvolvimento das plantas seja saudável.

Lavoura

velocidade da semeadura pode influenciar diretamente na disposição de sementes e de fertilizantes no solo. Muito próximas não terão um bom desenvolvimento. Muito espaçadas haverá perda considerável da área plantada.

Isso pode influenciar diretamente nos nutrientes da planta, como potássio e nitrogênio. Assim, faça uma boa preparação do solo, considerando, ainda, questões climáticas como temperatura, umidade e melhor período de plantio para cada cultura.

Colheita

Colher no momento ideal é fundamental para que a lavoura tenha a melhor produtividade e qualidade para a ensilagem. Isso ajudará a manter os açúcares fundamentais para o consumo das bactérias que agem no processo de fermentação.

Além disso, é necessário que seja usado o equipamento certo para a silagem, que fará o processamento necessário. Se a propriedade for pequena, pode-se alugar uma ensiladeira ou fazer o corte à mão com facão ou com o uso de uma picadeira estacionária.

Vedação

A vedação é um dos momentos mais importantes da silagem, já que garantirá que o processo tenha sucesso na fermentação. Faça uma boa compactação do material para retirar o máximo de oxigênio, potencializando a fermentação e garantindo maior qualidade à silagem.

A cobertura deve ser feita com uma lona plástica de dupla face, aditivada com filtro UV. As bordas da lona devem ser enterradas, para evitar a entrada de ar.

Retirada da silagem

A última etapa de uma boa silagem é a retirada, que deve ser adequada para evitar perdas. Lembre-se de fazer a retirada e dar ao rebanho de imediato, jamais deixando de um dia para o outro.

Tipos de silagem

Agora que você conheceu o passo a passo de uma boa silagem, saiba que há alguns tipos, como:

Superfície

Costuma ser mais barata, com menor tempo de execução, armazenamento e compactação. Requer mais atenção quanto a vedação e qualidade da lona.

Trincheira

É bastante parecida com a de superfície em relação a cuidados e vantagens. Porém, o solo é protegido por trincheiras, reduzindo a área coberta por lona, o que a torna mais barata que a de superfície.

Em sacos

Este modelo permite que a silagem seja fracionada, reduzindo as chances de perder toda a produção. Neste caso, o ideal é que seja armazenada em silo ou container, para evitar furtos.

Usando a técnica correta na produção da silagem, você pode otimizar a produção de seu rebanho, obtendo mais retorno em menor tempo.

Se você gostou de nosso artigo sobre como fazer silagem, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos fiquem, também, por dentro do assunto. Até a próxima!