Afinal, como administrar a fazenda? Confira 4 dicas essenciais

Afinal, como administrar a fazenda? Confira 4 dicas essenciais

Ter o próprio negócio é algo muito bom e, no Brasil, algumas práticas que tem grandes chances de dar certo são ligadas ao agronegócio. Por isso, é importante saber como administrar a fazenda, para que tudo esteja sempre em ordem e sob controle. Assim, seu negócio poderá render bons frutos, se destacar e ainda fazer você ganhar mais clientes.

Nesse sentido, sempre é interessante reforçar que administrar a fazenda é uma tarefa que exige dedicação, organização e muito planejamento. Lembre-se de que você lida diariamente com a equipe, com a parte mais burocrática e, o principal, com os animais que fazem toda a produção. Ou seja: cuidado nunca é demais, não é mesmo?

Pensando em ajudar você com todo esse processo, que deve ser diário, listamos algumas dicas essenciais que farão toda a diferença. Confira abaixo e boa leitura!

1. Contrate as pessoas certas

Sim! Essa dica pode parecer óbvia, mas nem sempre donos e empresários do meio do agronegócio fazem a escolha certa quanto ao quadro de colaboradores. O ideal é que você ponha isso como uma das suas prioridades em administrar a fazenda, procurando sempre por profissionais qualificados e experientes para ajudar nas funções necessárias.

Algumas dicas quanto a isso são: tenha bons administradores, veterinários, equipe de limpeza e organização, pessoas para cuidar do almoxarifado, de compras e por aí vai. Não se esqueça também de um bom contador, pois esse profissional poderá mostrar e guiar você nas questões mais burocráticas.

2. Reduza custos

Todo negócio, para dar certo, precisa poupar em alguns momentos. Às vezes, você pode estar gastando mais do que deveria com coisas que não são realmente importantes. Quer um exemplo? Já notou que um dos grandes gastos tem a ver com alojamentos, armazenagem de grãos e sementes, alimentos, e até com escritórios? Pois é!

Hoje, existem formas bem interessantes de economizar com esses espaços e ainda dar uma forcinha para o meio ambiente: são os contêineres habitáveis! Com eles, você poderá fazer vários tipos de estocagem e, até mesmo, criar lugares para trabalhar e viver. Além de toda essa praticidade, eles ainda são bem mais em conta que grandes projetos de alvenaria.

3. Use novas tecnologias

Papéis para lá e para cá, agendas, anotações soltas, fichas de pagamento e recebimento, orçamentos, e por aí vai: esse cenário deve, sem dúvidas, ficar para trás. A melhor opção para administrar a fazenda é apostando e investindo em novas tecnologias, viu?

Alguns ótimos exemplos são os softwares de gestão, que podem organizar tudo para você e mostrar, em tempo real, como anda a fazenda, colaboradores e tarefas que estão sendo realizadas.

4. Cuide do rebanho

Eis aqui outra tarefa que pode ser potencializada com a ajuda do uso das novas tecnologias. Só para você ter uma ideia, quando falamos em cuidar do rebanho, isso quer dizer: ter controle sobre vacinas, alimentação, ninhadas, saúde e por aí vai. É possível ter essas informações, em tempo real e 24h, com a ajuda de bons softwares e apps de gestão.

Agora, que você tem em mãos dicas importantes para administrar a fazenda, não se esqueça do quão importante é estabelecer planos e metas para deixar seu negócio sempre em dia. Combinado?

Gostou? Então, continue a leitura e confira 5 dicas para controlar os custos da fazenda!