7 dicas de organização para ser mais produtivo no dia a dia

7 dicas de organização para ser mais produtivo no dia a dia

 

Cuidar da fazenda, da produção, do escritório e do trabalho como um todo, além de conciliar essas tarefas com a vida na cidade, requer dedicação e organização. Tudo isso sem contar com a importância de separar um tempo para ficar com a família: não são poucas as obrigações do seu dia a dia, certo?

A falta de planejamento pode comprometer a rotina e impedindo que você seja mais produtivo. Assim, encontrar maneiras para contornar essa situação é fundamental para que haja a conciliação adequada de todos os compromissos.

Continue lendo este artigo e descubra 7 dicas de organização para fazer seu dia render ainda mais!

1. Faça uma lista das tarefas

Muitas vezes, temos tantas tarefas durante os dias que pode ficar difícil até mesmo nos lembrarmos de todas elas. Com isso, não é raro que a pessoa perca algum compromisso importante, o que pode afetar inclusive a produção na fazenda ou o relacionamento com os fornecedores.

Então, a principal entre as dicas de organização é fazer sempre uma lista das tarefas que precisa cumprir em cada dia. Reservar um momento para pensar em tudo o que deve ser feito e anotar na agenda é uma forma de evitar perder algo importante. Além disso, dê um “check” naquelas atividades que forem sendo concluídas e esvazie a mente para as próximas.

2. Planeje cada dia

Mais do que anotar as tarefas a serem feitas, é muito importante planejar como elas ficarão dispostas na agenda. Isso porque, ainda que saibamos o que temos de fazer em determinado dia, a falta de organização pode impossibilitar a resolução de tudo o que é preciso resolver.

Dessa forma, busque estabelecer uma previsão de tempo para cada compromisso. Feito isso, disponha-os na agenda e tente ao máximo cumprir o escopo. Caso não consiga finalizar um ou outro, não deixe de incluí-lo na programação do próximo dia.

3. Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

O grande número de tarefas que comumente precisamos cumprir no dia a dia de uma fazenda pode fazer com que caiamos no erro de fazermos mais de uma delas ao mesmo tempo. Isso acontece com a melhor das intenções: resolver tudo o que é necessário de maneira rápida e eficiente. Nossa dica, porém, é: fuja dessa armadilha.

Por mais que pareça uma boa coisa a se fazer à primeira vista — afinal, estamos nos responsabilizando por mais de um compromisso ao mesmo tempo — o efeito pode ser exatamente o contrário.

Explicamos: além de não garantir que tudo seja feito de maneira adequada, fazer várias coisas de forma simultânea sobrecarrega a mente e provoca frustração. Por isso, como mencionamos, separe um espaço de tempo para cada atividade e termine uma antes de iniciar outra.

4. Estabeleça metas

Começar algo sem saber exatamente até onde se deve chegar faz com que a tarefa fique bem mais complicada. Você pode querer que a produção da fazenda no ano vigente seja maior do que a do ano que passou, por exemplo. Esse é um objetivo válido, claro. Porém, alcançá-lo é mais difícil quando não se tem uma meta de fato estabelecida.

Então, analise seus objetivos e estabeleça metas para alcançá-los. Eles precisam ser palpáveis e se tornam ainda melhores quando apresentam números.

Caso queira vender uma quantia específica de café, por exemplo, ponha no papel que quantidade é essa e, em seguida, calcule quantas sementes serão necessárias, além de quais serão os investimentos em insumos, tempo e mão de obra para tanto. Assim, você atingirá muito mais facilmente aquilo que deseja.

5. Evite distrações

Quando uma pessoa tem muitas tarefas a serem entregues, a tendência é que se distraia com outras coisas — e o resultado é o acúmulo de pendências. Isso mina todo um planejamento e afeta diretamente a produtividade, gerando frustração e prejuízos.

Sendo assim, busque ao máximo se concentrar na atividade estipulada para cada horário e evite fatores que possam distrair você nesses momentos. Uma boa ideia é a aplicação da técnica de gerenciamento de tempo chamada Pomodoro, que consiste em estabelecer períodos de 25 minutos para a execução de uma atividade.

Passado esse prazo, é permitido fazer um intervalo de cinco minutos. Depois de quatro períodos completos, você pode usufruir de 15 a 30 minutos de descanso como recompensa. Fazendo isso, fica bem mais fácil se concentrar em suas atribuições.

6. Mantenha o ambiente organizado

Ter organização quanto às tarefas do dia também se relaciona ao nível de arrumação do ambiente em que nos inserimos. Pode parecer apenas um detalhe, mas a verdade é que, tendo o lugar organizado, as ideias também se ajeitam adequadamente.

Prova disso é que a disposição adequada dos objetos e documentos do escritório permite, quando necessário, encontrarmos mais facilmente papéis, notas fiscais e contratos, entre outros arquivos importantes para o bom funcionamento da fazenda como um todo. Isso evita que você perca tempo procurando-os e permite que sobrem mais minutos para resolver questões realmente importantes.

7. Use lembretes

Ser organizado não necessariamente significa que não vamos nos esquecer de algo, certo? Esquecer-se não é pecado, mas pode vir acompanhado por perdas e prejuízos, a depender daquilo a que a falha está relacionada. Sendo assim, nunca deixe de usar lembretes para as tarefas que considera mais importantes — e não podem ser esquecidas de forma alguma.

O bom e velho post-it é uma ótima ferramenta para evitar esse tipo de situação. Anotar na mão, apesar de ser uma atitude simples, também ajuda.

Mas, dado o contexto atual de intenso uso das tecnologias, por que não aplicá-las nesse sentido? É possível deixar lembretes no calendário do celular ou até baixar aplicativos específicos, que ofereçam notificações para lembrá-lo de um compromisso anotado por lá.

Viu só? A organização é um hábito muito importante para que as atividades diárias sejam entregues da melhor maneira possível. Além disso, atitudes simples podem evitar desgastes e transtornos.

Então, não deixe de aplicar as dicas de organização que demos neste artigo para tornar seu cotidiano mais produtivo. Como benefício, você terá a sensação de bem-estar, eficiência na solução de problemas e elevada produtividade na fazenda. 

Por fim, não se esqueça de assinar nossa newsletter para ter acesso a mais informações e dicas importantes!