Vantagens do container: descubra já por que construir um

Vantagens do container: descubra já por que construir um

Muito conhecidos no transporte de cargas, os containers têm muitas utilidades. Em projetos comerciais, residenciais e estruturais, eles são versáteis e podem ser a solução certa para quem procura praticidade e custo-benefício.

Na agricultura não é diferente. Por ser uma atividade que requer organização e bom uso do espaço, ter um container ajuda a tornar o ambiente mais favorável não somente para os equipamentos e produtos, mas também aos trabalhadores.

Neste post vamos mostrar como é a construção dessa estrutura, suas finalidades e as vantagens do container em fazendas. Confira!

Como construir um container

Assim como em outros tipos de construção, o primeiro passo para construir um container é o projeto. Inicialmente é feita uma planta baixa e definido o tipo (dry, high cube ou reefer), depois é avaliada a quantidade de containers necessários para o objetivo proposto. Posteriormente, define-se os materiais para o acabamento, como pintura, revestimento, portas e janelas etc.

O próximo passo é lixar a estrutura que, na maioria dos casos, já foi usada. São retirados os adesivos, feita a limpeza da lataria e sua renovação. A partir da planta, são executados os cortes de portas, janelas e saídas de ar e são montadas as divisórias internas do container.

Em seguida, há aplicação do piso conforme sua finalidade e são feitas as instalações elétrica e hidráulica. São instaladas também as portas e janelas e faz-se os últimos acabamentos, como a pintura.

Por fim, é providenciado o transporte e a base nivelada propícia para o local planejado. A entrega e a instalação demoram apenas um dia para serem feitas. Por tudo isso, trata-se de um processo mais simples do que os de construção de casas em alvenaria.

Container na agricultura

A agricultura é uma atividade que requer não apenas organização do trabalho por meio de técnicas específicas, mas também dos recursos que são utilizados. Por isso, o container se apresenta como uma alternativa que pode facilitar essa atividade. Abordaremos, abaixo, alguns dos possíveis usos dessa estrutura na agricultura.

Almoxarifado

Em seu formato bruto, o container pode servir como almoxarifado. Nele, podem ser armazenados equipamentos, ferramentas, algumas máquinas, entre outros materiais. Assim, nos momentos em que não são usados, tudo estará resguardado dentro da estrutura metálica.

Depósito de defensivos

Há também a possibilidade de o container ser empregado como depósito de defensivos agrícolas. Para isso, deve-se seguir diretrizes do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (INDEA).

Publicada por esse órgão, a Instrução Normativa de número 003/2016 define um depósito como “espaço físico para guardar, estocar, conter e manter agrotóxicos e afins em condições que garantam a saúde e segurança do trabalhador, a proteção ambiental e a integridade e segurança dos produtos na propriedade rural”.

Entre outras regulamentações, os depósitos de defensivos localizados nesse tipo de propriedade devem ter características específicas. Assim, devem ser propícios para:

  • edificação;

  • ventilação

  • iluminação;

  • área segregada;

  • sinalização;

  • segurança;

  • acondicionamento da embalagem;

  • equipamentos e materiais de absorção ou neutralizante;

  • acondicionamento de embalagem danificada, produtos vencidos ou impróprios.

Depósito de sementes

As sementes também podem ser armazenadas em containers, mas sempre respeitando a temperatura ideal para esse tipo de produto. Elas necessitam de cuidados específicos para garantir a qualidade e a quantidade na colheita. Os containers do tipo reefer (ou refrigerado) são fundamentais nesses casos, pois possibilitam conservar ou congelar produtos, sendo necessário apenas o revestimento e os equipamentos específicos para esse uso.

Pontes

Containers podem ser usados até mesmo na construção de pontes. A necessidade de material barato para ligar uma parte a outra do terreno separadas por um rio, por exemplo, pode levar ao uso deste recurso. É possível construí-las com estrutura resistente e de forma rápida e barata.

Alojamentos e refeitórios

A atividade agrícola necessita de trabalho especializado e garantir o bem-estar dos colaboradores está entre as conveniências do container. Ele permite a construção rápida de ambientes como alojamentos, refeitórios, banheiros e até mesmo escritórios. O high cube, por exemplo, é um tipo de container passível de refrigeração para a habitação de pessoas. Se feitas em alvenaria, essas estruturas demandam mais tempo e custo de construção, gerando atrasos e preocupação para o agricultor.

Vantagens da construção do container

Sustentabilidade

Os containers são oriundos da reutilização de produtos originalmente navais. Nesse caso, são aproveitados por, no máximo, 10 anos, enquanto seu tempo de vida útil é em torno de 100. Dessa maneira, quando são rejeitados para o transporte, ainda podem oferecer utilidade por muitos anos.

Por isso, ganham uma nova funcionalidade quando utilizados na agricultura, evitando desperdício de material e geração de entulho. Além disso, os pontos de apoio sobre os quais as estruturas são colocadas são pequenos e, na maioria das vezes, não são necessários trabalhos de terraplanagem ou fundação. Isso preserva a permeabilidade do solo, bem como a geografia do terreno.

Rapidez

A depender do tipo, uma construção de alvenaria de até 3 mil metros quadrados pode levar cerca de oito meses para ser concluída. Considerando ainda o prazo de geração, assinatura e anuência dos documentos necessários, esse prazo tende a ser ainda maior.

Os containers, por sua vez, levam cerca de 30 dias para ficarem prontos e, quanto mais simples a planta, mais rápidos podem ser entregues. No caso da agricultura — em que eles podem ser utilizados para armazenamento, por exemplo — o prazo de execução pode ser ainda menor. Isso possibilita o atendimento às demandas emergenciais de uma fazenda e menor custo de construção e manutenção das estruturas.

Preço

Ainda em comparação com as construções em alvenaria, os containers são soluções baratas financeiramente. Nas primeiras, existe a logística de entregas, contratação de funcionários qualificados (o que inclui alimentação, hospedagem e assistência), enquanto que nas construções de containers esses fatores não precisam ser considerados.

Outra vantagem é que os containers precisam de apenas um dia para instalação e são mínimas as chances de erros na estrutura e fixação. Sendo assim, torna-se menor a possibilidade de motivos de preocupação para o Agricultor. No fim das contas, além do gasto com o projeto, o custo total também é menor.

Mobilidade

Essa é uma das maiores vantagens do container na agricultura: a mobilidade. Constituído de material relativamente leve e apoiado em estrutura simples, o container pode ser removido de um local para outro com o uso de máquinas e guindastes.

Podem haver casos em que seja preciso que o almoxarifado, o depósito de defensivos, de sementes ou até mesmo alojamento e escritório sejam movidos de um lugar a outro da fazenda. Com o container, essa se torna uma preocupação menor do que nos casos de construção em alvenaria, que não tem esse benefício.

Qualidade

Por serem estruturas pré-fabricadas, os containers contam com definições matemáticas de fábrica. Assim, características como a angulação das extremidades são estabelecidas previamente por especialistas, facilitando na definição do projeto arquitetônico.Nas obras de alvenaria, não raro ocorrem erros de cálculo que comprometem todo o processo e geram gastos, o que é minimizado nos containers.

Por tudo isso, o uso de containers na agricultura se torna um grande atrativo. Ela garante comodidade, praticidade e menor custo na construção, além de ser uma estrutura bastante versátil para diversos usos na agricultura.

Agora que você já conhece as vantagens do container na agricultura, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!