Container Reefer - RF

Também encontrado em modelo de 20 e 40pés o container reefer pode ser usado em projetos residenciais e comerciais

container reefer ou refrigerado é o modelo indicado para situações bem específicas, ou seja, situações em que seja necessário conservação ou congelamento de produtos diversos.

Junto do mesmo é necessário todo o revestimento e também a instalação de todo o equipamento para refrigeração.

Por conta destes detalhes este container contém um menor espaço físico que os demais, pois o revestimento e o equipamento para refrigeração são obrigatórios.

Um detalhe importante é que ao invés de ser fabricado com aço corten, o Container Refrigerado é fabricado com aço inox ou duralumínio.

Os containers reefers possuem um sistema de Refrigeração que pode manter a temperatura interna de -35°C até +30°C dependendo da necessidade, e assim como os containers tradicionais, são oferecidos nos tamanhos de 20 e 40 pés. A estrutura é de aço ou alumínio, com isolamento térmico de poliuretano de 10 cm e acabamento interno em inox.

O sistema de Refrigeração fica na parte frontal do container, o oposto da porta, dotado de um compressor (alternativo ou scroll inverter), condensador (a ar ou a água), entrada de ar e controlador externos e dispositivo de expansão e evaporador internos. Normalmente utilizam os refrigerantes R-134a e R-404A. Também possuem um conjunto de resistências para aquecimento de produtos que podem precisar de temperaturas superiores, como por exemplo o vinho (+16°C) ou produtos farmacêuticos (+25°C).

O grande segredo dos containers reefers é o fluxo de ar interno, que mesmo em condição de carga máxima não deve ser bloqueado, para isso, linhas vermelhas internas demarcam o limite máximo de carga. Além de ser constituído de material com isolante térmico, o piso é composto de barras em formato T que garantem que o fluxo de ar frio passe por baixo dos produtos realizando a troca de calor e retornado por cima dos mesmos até o evaporador.

Para que o sistema de refrigeração opere continuamente, o container reefer possui um cabo, uma espécie de extensão para conectar a energia nos pátios de armazenamento, portos, caminhões e navios. Geralmente na configuração bivolt, podendo receber 190/230 ou 380/460 volts, trifásico e 50 ou 60 hertz.

Vale lembrar que os containers reefers têm a função de manter a temperatura do produto, e não baixar, devendo receber o produto pré-refrigerado. Também possuem a capacidade de manter tal temperatura por horas mesmo com o sistema de refrigeração desligado, permitindo o carregamento e transporte sem a conexão de energia, desde que sejam feitos em um curto período de tempo.

No navio, containers reefers normalmente são carregados acima do convés devido a necessidade do condensador trocar calor, porém como a maior capacidade de carga de um navio se dá abaixo do convés, containers reefer podem ser oferecidos com condensadores a água, que além do cabo de energia também devem ser conectados mangotes de circulação de água para a troca de calor do condensador. A bordo, um técnico monitora a temperatura diariamente dos containers e faz pequenos ajustes e reparos no sistema frigorífico quando necessário.

Talvez este seja o tipo de Refrigeração mais desafiador, pois além da necessidade de uma logística para manter o sistema em funcionamento, o sistema deve ser construído e mantido para suportar impactos, vibrações, variações de clima, poeira, maresia e diversos outros fatores.


 
 

 

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