[CASE DE SUCESSO] Miranda Container + Fazenda Quatrilho

Fazenda Quatrilho - Miranda container

[CASE DE SUCESSO] Miranda Container + Fazenda Quatrilho

Há cerca de dois anos, o agricultor e piscicultor Ailan Dalmolin — sócio da Fazenda Quatrilho, localizada em Sorriso (MT) — procurava por uma solução eficiente para expandir um dos armazéns de sua fazenda. Em meio a algumas boas opções, ele acabou optando por uma alternativa oferecida pela Miranda Container.

De lá para cá, já foram vários projetos de container comprados não só para a Quatrilho, mas para outros empreendimentos do fazendeiro. Neste post, você vai conhecer um pouco dessa parceria que gerou bastante frutos para ambos os lados. Fique ligado!

“Prazer, Miranda Container”

Como já adiantado no início, Ailan conheceu a Miranda Container há cerca de dois anos, quando procurava por uma solução que tivesse, entre outros aspectos, um bom custo-benefício.

Com a intenção de ampliar um de seus armazéns e ficar por dentro das tendências da construção (para utilizar em empreendimentos futuros), o fazendeiro fez pesquisas e mais pesquisas na região.

Após ter elencado as melhores opções, optou pela Miranda. Segundo ele, o atendimento já se mostrou muito atencioso desde o início, fator que foi determinante para sua escolha.

“Naquele primeiro momento, eles me ajudaram na expansão do galpão e, por conta de ter gostado bastante do resultado, eu já comecei a pensar em outras situações nas quais os containers poderiam ser úteis”, relembra Ailan.

O divisor de águas

Com o sucesso do primeiro contato, o agricultor lembrou que uma ponte que passava por cima de um rio na Fazenda Quatrilho estava muito precária e precisava de uma solução.

Por conta das pontes em madeira demorarem muito para serem feitas e as de concreto serem excessivamente caras, ele resolveu entrar em contato com a Miranda para ver a possibilidade da construção de uma ponte que tivesse os containers como base.

“A equipe da Miranda disse, em um primeiro momento, que nunca havia trabalhado com algo do tipo, mas eles nunca se mostraram fechados para a opção. Eles toparam o desafio e passamos a pensar sobre qual seria a melhor forma de realizar esse projeto”, ressalta Ailan.

Após sucessivas reuniões com a equipe da Miranda, sempre muito aberta a novas ideias e sugestões, o projeto finalmente se concretizou. A ponte foi construída tendo como base três containers de 6 metros, estrutura que atendeu perfeitamente a largura do rio e deixou Ailan certo de que aquela parceria ainda poderia render muito.

Após a construção da ponte, que foi pioneira na região, o contato entre o fazendeiro Ailan Dalmolin e a Miranda Container não parou de se intensificar. “Virou uma parceria mesmo. Eles passaram a oferecer soluções em container que, além de serem bastante práticas, também são entregues de forma rápida, — o que reflete no aumento de produtividade da Fazenda Quatrilho e de outros empreendimentos”, destaca o agricultor.

A quebra do receio da Fazenda Quatrilho

Armazéns, banheiros, alojamentos, casas — são muitas as opções de construção que os containers oferecem e que podem, perfeitamente, atender às demandas de fazendas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região. Ailan não só percebeu isso, como passou a utilizar as vantagens do container a seu favor.

No entanto, quando comprou os primeiros containers a serem utilizados como alojamento na Fazenda Quatrilho, ele passou por algumas dificuldades. De início, os colaboradores tinham certo receio de se hospedarem por lá — muito em conta do fato do material ainda ser uma estrutura pouco convencional para fins de construção. Naturalmente, isso gerou um pouco de desconfiança.

Contudo, com o passar do tempo e a oportunidade dos colaboradores verem, na prática, a qualidade e o conforto das instalações oferecidas pela Miranda Container, ocorreu até mesmo um fato inusitado. “Os funcionários da fazenda passaram a disputar para ver quem ficava no container”, conta Ailan.

Um fator que comprova o conforto dessas instalações é que os colaboradores fixos — que, naturalmente, têm preferência na escolha de seus dormitórios — preferiram migrar para os containers, deixando os alojamentos em alvenaria para os trabalhadores temporários.

“Eles se sentem mais seguros por lá porque, entre outras vantagens, os containers não contam com forros. Em fazendas, esse também é um problema das casas de alvenaria, já que alguns morcegos ou animais do tipo podem se esconder e gerar desconforto a quem estiver alojado”, explica o agricultor.

O fato dos containers da Fazenda Quatrilho terem sido instalados debaixo de árvores fez com que eles ficassem bastante arejados, o que também aumentou a satisfação dos colaboradores.

Os principais diferenciais

Depois de ter fechado vários negócios com a Miranda Container, Ailan vê várias vantagens em se trabalhar com esse tipo de instalação. Abaixo, confira os três principais diferenciais listados pelo fazendeiro:

Possibilidade de financiamento

O primeiro diferencial diz respeito ao financiamento. Enquanto fazer uma casa de alvenaria na fazenda é algo bastante difícil de se financiar, as construções em container possibilitam que haja o financiamento por meio do BNDES, FINAME, FCO.

Para Ailan isso foi bastante vantajoso para o desenvolvimento da Fazenda Quatrilho, já que ele pôde fazer outros investimentos com o dinheiro economizado.

Simplicidade na construção

Outra grande vantagem destacada por Ailan é que, com a opção pela construção em containers, não há grandes movimentações de pedreiros na fazenda, preocupações logísticas em relação à chegada de diferentes tipos de materiais, entre outras ações que acabam gerando muitos custos agregados.

As construções em container já vão praticamente prontas, sendo necessário apenas um dia para instalação.

Longa durabilidade

Além dos dois primeiros tópicos, um terceiro diferencial é que a durabilidade de um container — sobretudo se comparada a de uma casa de alvenaria — é imensa. Por conta de ter uma base de aço, os containers acabam durando cerca de 100 anos, fator que, para Ailan, é um importante aspecto para a efetivação do investimento.

O que esperar do futuro

“Por conta dos containers virem com estruturas pré-moldadas, limitando um pouco as possibilidades de construção, muitos fazendeiros ainda preferem fazer projetos em alvenaria. No entanto, “à medida que se começa a trabalhar com os containers, você vai aprendendo a usá-los de forma a atender melhor suas expectativas”, salienta Ailan.

Para suas primeiras construções, ele conta que utilizou o container dry como base para as casas, enquanto, nas últimas, sua opção foi pelo high cube, investimento que julgou ser muito melhor por oferecer um maior espaço interno — ele é 20 centímetros mais alto que os demais e, consequentemente, gera mais conforto.

No geral, Ailan enxerga que a opção por containers tem muito mais vantagens do que desvantagens. Ele relembra que essas instalações também podem ser movimentadas, evitando prejuízos caso determinada fazenda seja vendida ou algo do tipo.

Ao longo da parceria com a Miranda, Ailan comprou, ao todo:

  • 1 container de 12 metros para expandir o armazém;
  • 3 containers de 6 metros para fazer a ponte;
  • 2 containers de 6 metros para alojamentos;
  • 2 containers de 6 metros para fazer uma casa;
  • 2 projetos Pirarara — que conta com alguns containers unidos para formar uma casa.

Fazendo uma retrospectiva, o agricultor considera que os containers foram uma excelente via de crescimento para suas fazendas. “Eu recomendaria 100%. A Miranda conta com uma equipe extremamente atenciosa e trabalhadora, se mostrando como uma interessante alternativa para construções em fazendas. Que muitos outros fazendeiros tenham o sucesso que tive — e venho tendo — com eles”, conclui.

E então, este case foi útil para lhe ajudar a entender como a Miranda Container pode ser útil para construções em fazenda? Entre em contato conosco para que possamos encontrar a melhor solução para o seu caso!