8 Mega Dicas Simples Para Evitar o Calor nos Containers!

É Possível Morar em Containers? – O Guia Completo!
15 de Abril de 2016
Onde Desenvolver o Meu Projeto de Container?
26 de Abril de 2016

capa

Passar calor no Mato Grosso já é coisa comum para todos que moram ou visitaram o estado, porém, isto não precisa ser uma regra.

E o calor acaba sendo uma das grandes dúvidas sobre morar em container.

Neste texto vamos falar sobre dar algumas dicas de coisas que podem ser feitas para que o container não fique literalmente um “forno”.

Algumas dessas ideias são mais drásticas que outras, entretanto o nosso propósito com este texto é dar um panorama de tudo o que pode ser feito.

Nós simplesmente poderíamos falar que é só colocar um ar condicionado no seu container, mas o que queremos aqui é trabalhar com todas as alternativas de custos!

#1 – Instale Persianas!

persianas

Parece até que a gente está tirando um sarro com a cara de vocês, não é?

Mas isto é o que geralmente não acontece!

As pessoas pensam que o sol vai esquentar somente o metal, mas o que não percebem é que quanto mais rais solares entrar dentro do projeto, mais quente vai ficar.

Isto é, tudo o que você puder fazer para evitar o sol, vai ajudar o seu projeto a ficar mais fresco.

Logo, as persianas são perfeitas para isto, pois elas rebatem o sol!

Por isto, quando for comprar uma persiana com o objetivo de afastar o sol, compre persianas que tenham esta função, repelir raios solares e não absorver!

#2 – Aproveite a Brisa Noturna!

vento-fresco

Outra dica que parece muito boba, mas que faz total sentido é utilizar o frescor noturno!

Se você morar num local seguro e se sentir a vontade, abra sua casa, deixe o ar circular, deixe o vento fresco da noite trabalhar para você!

Mas, cuidado, quando estiver amanhecendo é bom que você esteja preparado para fechar as janelas ou persianas, se não, você vai se sentir dentro de um forno!!!!

#3 – Use Seu Jardim a Favor da Temperatura

floresta

Aonde você vai instalar a sua casa?

Na sua fazenda?

Casa de campo?

Na cidade?

Enfim, independentemente do lugar que for, existe algum jardim neste local?

Quando falamos sobre o jardim, queremos nos referir a árvores que fazem sombras, pois elas irão servir de “máscara” para o seu container!

Vai dizer que você nunca percebeu que em lugares onde existe uma grande área verde a sensação térmica costuma ser muito mais agradável.

Se você é de Lucas do Rio Verde – MT, você sabe do que estamos falando, pois nas três avenidas que cortam a cidade, é possível ter esta sensação já que estes locais possuem uma grande área de preservação. 

Agora se o local é totalmente limpo, com certeza a o sol irá ter mais impacto que em locais mais “escondidos”.

#4 – Luzes Fluorescentes

lampada

Esta dica provavelmente você já percebeu na sua casa, utilizar lâmpadas Fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas frias influenciam diretamente na temperatura do seu ambiente. 

Se não acredita, faça um teste, instale uma lâmpada incandescente e uma fluorescente e preste atenção na temperatura nas proximidades das duas lâmpadas, mas por favor, tome cuidado para não se queimar!

Provavelmente você já sabe disso, nós nem precisaríamos explicar!

Outra vantagem é que as lâmpadas frias consomem menos energia do que as incandescentes, isso quer dizer que você terá não apenas um, mas dois benefícios para a sua casa container!

#5 – Exaustores

exaustor

Vai dizer que você nunca pensou nisto? hahaha!

Exaustores são uma ótima alternativa, já que eles tiram o ar quente de dentro do ambiente e o jogam para fora!

Desta forma, isto irá contribuir e muito para que o seu container possua um fluxo de ar que seja vantajoso para você!!!

#6 – Deixe o Fogão Fora da casa!

forno

Essa dica um pouco estranha não é?

É por isto que ela requer um pouco de cuidado e deve ser olhada como sugestão, pois, tudo vai variar de como será o seu projeto de container e quais acabamentos ele irá utilizar.

Caso ele tenha revestimento interno, não existe problema em ter um forno em seu interior, porém, se você for utiliza-lo em algum projeto com um estilo mais industrial é preciso pensar onde ficará o fogão, pois como o container é feito de metal, isto pode contribuir diretamente para o calor do ambiente em que vocês estiverem!

#7 – Projete o Seu Container Para Ser Fresco!

projeto-especial

Como assim?

O container é uma caixa, então como vou projetá-lo?

Olhe a foto acima, esta foto é de uma escola na África do Sul, veja o seu telhado, ele tem uma leve elevação, para que o ar circule, além disto ele a sua pintura é feita com uma tinta reflexiva, ou seja, ela repele os raios solares.

Outro detalhe são as inúmeras janelas que também contribuem para uma circulação adequada do vento!

#8 – Escolha O Telhado ideal!

teto-refletivo

Hoje já existem vários tipos de telhados que influenciam e muito na temperatura dos ambientes, logo você precisa escolher aqueles telhados reflexivos!

Cuidado ao usar telhados convencionais, pois muito deles absorvem o calor, isto fará com que as telhas fiquem quente e transformará o seu container numa saúna!

Então, procure por telhados que refletem o sol ou telhados de materiais mais frio, assim você conseguirá manter uma temperatura muito agradável no interior do seu confortável container!

Então é isto pessoal, o que acharam?

Já foram alguns textos abordando este tema – calor em containers – por isto esperamos que vocês tenham se esclarecido!

Devemos pensar que qualquer projeto habitacional se não for feito com cuidado e pensado em todos os seus detalhes também terão os seus problemas.

Desta forma, encerramos por aqui e gostaríamos de agradecer vocês por estarem aqui conosco mais uma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *